Congresso VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, da Associação Brasileira de Hispanistas – ABH

banner_congresso

O Congresso Brasileiro de Hispanistas, com uma tradição consolidada pela realização bem-sucedida de sete edições, representa, sem dúvida, o principal evento de alcance nacional que reúne pesquisadores da Pós-Graduação em Língua Espanhola, Literaturas Hispânicas, Cultura Hispânica e Ensino de todas essas áreas.

Foram definidas três áreas temáticas:

Estudos de linguagem: descrição e funcionamento de línguas do universo hispânico. Estudos discursivos e textuais. Perspectivas comparativas. Processos de aquisição. Contato linguístico. Estudos tradutórios relativos às línguas do universo hispânico.

Ensino de línguas: educação linguística em línguas do universo hispânico. Diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística. Literaturas e educação linguística. Práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos. Políticas linguísticas. Formação docente.

Estudos de literatura e cultura: literaturas de línguas do universo hispânico: poéticas, história e crítica. Culturas do universo hispânico. Relações da cultura brasileira com a comunidade cultural hispânica. Literatura e outras linguagens artísticas. Literatura e outras disciplinas das Ciências Sociais. Literaturas do universo hispânico e outras literaturas. A tradução como mediação cultural.

As três áreas contemplam o campo dos estudos do Hispanismo. Estão previstas dez sessões para apresentação de trabalhos nos dias 3, 4 e 5 de setembro.

O Seminário de Pesquisadores, que se destina a abrigar discussões relacionadas às políticas de pesquisa e pós-graduação de cada uma das áreas referidas, acontecerá no dia 2 de setembro, no período da manhã.

Map Unavailable

Dia(s): 02/09/2014