Corrente do Bem – CAp – UFRJ

A campanha e suas doações

A Corrente do Bem é uma iniciativa dos professores do Colégio de Aplicação – CAp Flávia Gomes, Marcelo Campello e Rafael Arosa e se propõe a arrecadar qualquer quantia através de depósitos ou transferências bancárias, para comprar cestas básicas, contendo alimentos, material de limpeza e kit de higiene, e doar às famílias em situação de vulnerabilidade agravada por essa pandemia.

Até o momento, a Corrente do Bem já conta com mais de 400 doadores, cerca de R$ 63.000,00 arrecadados e um pouco mais de 1.000 cestas distribuídas às mais diversas comunidades do estado do Rio de Janeiro, como Imbariê, Complexo do Alemão, Complexo do Lins, Morro do Urubu, Praça Seca, Barreira do Vasco, Caju, lares e asilos. Outros beneficiados foram os trabalhadores demitidos do Restaurante Universitário da UFRJ no início da pandemia e a cooperativa de catadores Rede Recicla Verde, que foram diretamente afetados pela descontinuidade de seu trabalho.

Mas vale ressaltar que grande parte das doações foram destinadas também à comunidade do CAp UFRJ, atendendo famílias de estudantes e trabalhadores terceirizados que enfrentam dificuldades diárias em seu sustento. De abril a junho, essas famílias terão recebido 5 entregas de cestas básicas nas sedes Lagoa e Fundão. O apoio da Corrente do Bem tem sido primordial para eles nesse tempo de pandemia.

Nas distribuições realizadas em sua terceira e atual fase da campanha, os professores puderam ainda incluir máscaras de proteção e álcool em gel nas cestas. Além disso, receberam também o apoio do Setor de Ciências Biológicas do CAp UFRJ, que se uniu ao grupo preparando material informativo a ser distribuído junto às cestas básicas e selecionando vídeos explicativos a serem compartilhados com os beneficiados das cestas, com o objetivo de esclarecer dúvidas ainda existentes sobre a COVID-19 e a fim de combater desinformações viralizadas.

Em todas as suas etapas, toda a quantia arrecadada e os destinos das doações foram divulgados em um grupo de whatsapp criado para que todo o processo tivesse a maior transparência possível. Percebendo a potencialidade da rede de solidariedade, coletividade e empatia que construíram, em breve retornarão com a quarta fase. Se você deseja contribuir com a Corrente ou é estudante do CAp e deseja receber uma cesta básica, entre em contato com a professora Flávia Gomes pelo whatsapp 99927-8402!

Dia(s): 27 maio 2020 - 7 jun 2020

Local: Evento Virtual