Curso de Estamparia e Design Têxtil na EBA-UFRJ

Curso de Estamparia e Design Têxtil – Formas, Cores e Texturas

manequim-extensao

O Curso de extensão Estamparia e Design têxtil é aberto à comunidade em geral, no intuito de atender à demanda de um público interessado em Estamparia, uma área específica do setor Têxtil que vem se tornando muito popular num mercado em constante crescimento. Além da valorização desta especialidade, os avanços tecnológicos no setor industrial vêm contribuindo para aumentar a procura por profissionais para trabalhar no desenvolvimento de estampas.
Tem como objetivo formar uma base de conhecimentos através de atividades teóricas e práticas que são desenvolvidas no Laboratório de Estamparia da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Período: 10 de junho a 29 de julho de 2016, às 6as. feiras, das 09:00 h às 13:00 h / carga horária: 32 horas-aula.
Inscrições: De 06 de maio a 03 de junho de 2016. / Limite de vagas: 12 (doze) alunos.
Público-alvo: Profissionais e estudantes nas áreas de Artes, Têxtil, Moda, Design, Arquitetura e outras áreas afins.
Pré-requisito: O candidato deve, no mínimo, ter 18 anos e estar cursando o 3º. Grau.
Investimento: R$ 1.100,00 (faturamento com parcelamento).
Metodologia: Aulas teórico-práticas e exercícios (materiais incluídos), com orientação individualizada, para o desenvolvimento do processo criativo e melhor fixação do aprendizado.
Objetivos: Explorar os temas abordados no sentido da arte e da técnica e desenvolver o interesse dos estudantes em alcançar soluções com a observação direta e imediata de resultados dos trabalhos práticos, ampliar conhecimentos prévios, motivar a reflexão sobre as possibilidades de cada recurso educativo e criar situações de investigação para a formação de novos conceitos no campo da Estamparia.
Programa: Noções básicas sobre a Estamparia em tecidos e aplicação de métodos artesanais pelos processos de Carimbo, Monotipia, Pochoir e Serigrafia. Exercícios práticos para confecção de matrizes, aplicação das tintas, encaixe de cores e definição de rapport. Desenvolvimento de amostras para criação de estampas exclusivas. Apresentação final de estampa em produtos têxteis através de mídia digital.
Coordenadora: Profa. Marina Bueno Magano
Local: Laboratório de Estamparia da EBA / UFRJ (como chegar).

Para fazer a inscrição ou obter mais informações: Cadastre-se!
Veja as fotos da 1ª Edição / 2013: aqui!

Dia(s): 10 jun 2016 - 29 jul 2016

Local: Laboratório de Estamparia da EBA/UFRJ
Av. Pedro Calmon, 550, Prédio da Reitoria, Bloco D, sala 222, 2º andar - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-901

Valor: R$ 1.100,00 (faturamento com parcelamento).
Período de inscrição: De 06 de maio a 03 de junho de 2016.
Site: http://www.eba.ufrj.br/estamparia/curso-de-extensao.html.
Instituição responsável: UFRJ (Escola de Belas Artes).
Email do organizador: extensao@eba.ufrj.br.
Telefone de contato: 3938-1693.