Curso de extensão EaD – Raiva humana: da prevenção ao tratamento

O curso de extensão intitulado “Raiva humana: da prevenção ao tratamento” se baseia na necessidade de capacitar as equipes de Atenção Primária à Saúde quanto à vigilância da raiva humana, qualificando o atendimento e o cuidado oferecido por profissionais de saúde para a profilaxia das vítimas de agressão por animais, possíveis transmissores do vírus da raiva. O público alvo serão docentes, discentes e profissionais de saúde inseridos no processo de formação ou em atividades laborativas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, o curso tem diversas potencialidades: educação permanente e continuada para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde no município do Rio de Janeiro; Atualizar docentes reforçando a prática profissional na formação em saúde.O curso possui carga horária de 40 horas, dois meses de duração distribuídos em uma aula presencial e cinco módulos com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos didáticos, audiovisuais e leitura complementar. Serão abordados os seguintes temas: Fisiopatologia, Epidemiologia e Tratamento da raiva; Animais transmissores: ciclo urbano, silvestre e aéreo; Classificação da condição de saúde do animal; Vigilância Ambiental; Avaliação do ferimento; Tratamento da ferida; História da imunização contra a raiva animal; Avaliação vacinal; Imunização contra a raiva humana; Vigilância Epidemiológica; Preenchimento qualificado da ficha de notificação/investigação de atendimento a profilaxia da raiva humana; Prescrição do tratamento; Encerramento oportuno da investigação epidemiológica; Fluxo assistencial para atendimento a profilaxia da raiva humana no Rio de Janeiro; Avaliação final do curso com a resolução de casos clínicos.

Dia(s): 20 maio 2019 - 4 ago 2019

Local: Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA)
Avenida Presidente Vargas, 2863, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20210-030

Período de inscrição: 21/03 a 14/04