Curso de Extensão Medicalização do corpo

CURSO DE EXTENSÃO – 3ª EDIÇÃO (2019)
MEDICALIZAÇÃO DO CORPO: CONTRIBUIÇÕES DA PROBLEMÁTICA DE GÊNERO PARA OS PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA

O curso visa apresentar e discutir conceitos como gênero, medicalização, corpo, saúde e doença, abordando seu contexto sociocultural e político de produção, a fim de oferecer subsídios que contribuam para fundamentação e reflexão crítica sobre a práxis de profissionais e estudantes atuantes no campo das ciências da saúde e das ciências sociais e humanas.
Discutiremos trabalhos no âmbito dos estudos sociais das ciências que desvelam as dimensões social, histórica e política de empreendimentos científicos que fazem interface com a problemática de gênero, do corpo e da sexualidade.

Propomos indagar como a problemática de gênero se articula às concepções e práticas sobre saúde e doença, com ênfase especial nos processos reprodutivos e de medicalização dos corpos “femininos” e “masculinos”, produção de diagnósticos e medicamentos. A discussão se pautará em pesquisas que abordam temas relevantes no âmbito da saúde, da sexualidade e da reprodução, tais como contracepção, gravidez, maternidade, parto, amamentação, menstruação, hormônios, menopausa, andropausa, entre outros.

DATAS: 18/10, 25/10, 01/11, 08/11, 22/11 (sextas-feiras)
HORÁRIO: 08h às 17h (40h)
LOCAL: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Av Horácio de Macedo, s/n, próximo à Prefeitura Universitária. Ilha do Fundão

INSCRIÇÕES GRATUITAS 15 de agosto a 30 de setembro: https://tinyurl.com/curso-medicalizacao