CURSO DE FERIAS: AS MISSÕES CATÓLICAS E A CRISTANDADE DE ALTA COSTA DA GUINÉ NA ÁFRICA OCIDENTAL (Séc. XVI a XIX)

260px-Logo_IFCS_-_UFRJ

NOVO CURSO: ISLÃ NA ÁFRICA OCIDENTAL (Séc. XI a XIX)

3ª e 5ª feiras, das 18h00s às 21h00s.

De 25 de Agosto a 17 de Setembro

IFCS / UFRJ
Sábados, das 13h00s às 16h00s.

De 22 de Agosto a 26 de Setembro

Faculdade de Letras / UFRJ

Inscrição ON-LINE:

E-mail: riosdaguine1973@gmail.com

INVESTIMENTO

Inscrições abertas até 21 de Agosto

Inscrição com desconto para estudantes e os que já fizeram um dos nossos cursos: R$ 100,00

Banco do Brasil
AG: 1250-5
CC: 24.380-9

Para efetuar sua inscrição deve preencher formulário a ser recebido ao entrar em contato e reenviar junto com copia do comprovante de deposito referente ao valor da inscrição.

EMENTA:
O curso tem como objetivo a divulgação do processo de formação de Estados africanos da África Ocidental, contribuição de islã na construção das identidades Malinké, Kaabunké, Jalof e Tukrur no território de Sene Gâmbia, em diferentes períodos antes, durante a ocupação islamo árabe da Norte de África. Através de apresentações que abordam questões referentes à formação de Elites políticos, relações sociais e suas representações culturais, políticas e econômicas no território Ocidental Africano com destaque na história dos Rios da Alta e Baixa Guiné durante séculos IV ao XIX.

PROGRAMACÃO:
– Expansão Muçulmana na África do Norte, séc. VII-X (Baixo Egito)

– África Tropical antes do Islão , séc. IV-X (Africa Subsariana)

– Almorávidas e Apogeu do Ghana Muçulmana, séc. X-XII (Saara Ocidental)

– Islão e formação política Malinké, séc. XIII-XIV (Império de Mali)

– Islão e a formação política Jalof, séc. XIV-XVI (Sene Gâmbia)

– Islão no Territorio Kaabunké: fulanização e mandinguização, séc. XIV-XIX (Reino de Kaabu)

– Islão na Ouanqaran, séc. XVII-XIX (Golfo de Benin)

– Islão e as representações nos reinos Yoruba: Oyo e Daomé, séc. XVII-XIX (Rio Níger)

– Islão e a construção da identidade Haussa – séc. XVII-XVIII (Rio Níger)

– Islão e a formação dos Estados Teocráticos Fulani, séc. XVIII-XIX (Sene Gâmbia e Chad)

– Islão e a formação dos Estados modernos na África Ocidental, séc. XIX-XX (Sene Gâmbia)

Serão disponibilizadas matérias de apoio: pasta, apostila, bloco de anotação e caneta. Os participantes com mínimo de 75% de participação nas aulas serão beneficiados com certificado.

Ministrantes:

Maurício Wilson Camilo da Silva

Pesquisador Sócio do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro e pesquisador de história de África, associado ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa em Guiné Bissau e Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal.
Sena Annick Laetitia Abiou

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Religiosos (NER) cujos temas relacionados à religião e sociedade, antropologia das emoções, identidade étnica e cultura religiosa de matriz africana com especial atenção a conexão Brasil – Africa.

Ydriss Lamin

Doutor em Antropologia Cultural pela Universidade de Paris e coordenador do Departamento de Pesquisa em História de África na Universidade Cheikh Anta Diop (DPHA/ UAD)

Dia(s): 25 ago 2015 - 17 set 2015

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)