Curso de fotografia: Arte de toda gente e IFCPLP

Arte de toda gente oferece curso de fotografia de instituição portuguesa

Com inscrições gratuitas, oficinas online oferecem 100 vagas para fotógrafos iniciantes e profissionais. Inscrições vão até 27 de novembro

O projeto Arte de Toda Gente realiza um curso de fotografia online gratuito. As aulas serão ministradas pelo Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, de Portugal, por meio dos projetos Um Novo Olhar e Bossa Criativa. Os projetos fazem parte da parceria entre Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Com inscrições abertas de 20 a 27 de novembro, o Curso de Fotografia é destinado a estudantes universitários de comunicação social; fotógrafos iniciantes; e profissionais da fotografia, de instituições que trabalham com acervo fotográfico, entidades culturais em geral e coletivos de fotografia.

No total, são 100 vagas para oito oficinas, que serão transmitidas através das plataformas Google Classroom e Google Meet, em tempo real. Todos os inscritos receberão um manual para facilitar a utilização das plataformas.
As aulas serão ministradas pelos instrutores portugueses Pedro Teixeira e Diogo Alves e acontecem entre 2 e 17 de dezembro, sempre das 17h às 20h. O link para as inscrições está disponível no site do Bossa Criativa –
www.bossacriativa.art.br .

Os instrutores:

Pedro Teixeira nasceu em 1977, na pequena cidade de Fafe (Portugal), e cedo se interessou pelas artes, enquanto músico e fã de multimídia. Concluiu uma Licenciatura em Ciências da Comunicação, na área de Publicidade e, mais tarde, especializou-se em Novas Tecnologias da Comunicação (Mestrado). Já no âmbito profissional, participou na organização de feiras internacionais e eventos musicais, desenvolvendo, simultaneamente, a sua experiência na fotografia digital e a sua ligação com a formação e ao ensino. Nos últimos 15 anos, Pedro tem lecionado na área de fotografia, tanto para amadores quanto para profissionais. Ele se considera um purista e defende que existe uma diferença entre a fotografia e o registo fotográfico, sendo que para a fotografia é praticada por quem tem conhecimento específico. Para ele, no futuro devido à massificação do vídeo e da tecnologia que o acompanha, a fotografia passará a ser apenas um movimento artístico.

Diogo Alves é natural de Fafe (Portugal), e iniciou-se na fotografia aos 15 anos, quando ingressou no Curso Técnico de Operador de Fotografia e aprofundou seu interesse pela fotografia e pelo audiovisual. Mais tarde, concluiu o curso de Multimédia, em que, além da fotografia, também estudou cinema e design gráfico. Desde então, tem desenvolvido vários conteúdos publicitários em empresas, especialmente fotos de produto e coberturas de grandes eventos empresariais como fotojornalista, em Portugal e no exterior. Além de uma carreira promissora como professor, Diogo também se dedica à música e está ligado a inúmeros projetos nesse campo.

Dia(s): 2 dez 2020 - 17 dez 2020

Local:

Online: informações no site do Bossa Criativa

Período de inscrição: 27/11/2020
Site: www.bossacriativa.art.br
Instituição responsável: Funarte-UFRJ e Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa
Email do organizador: email@bossacriativa.com.br