Curso de Extensão: Abordagens dos Direitos Humanos na Saúde

Abordagens dos Direitos Humanos na saúde – 3.ª Edição

Ementa: Concepções dos Direitos Humanos e seus sistemas de garantia. Direitos Humanos, direitos à saúde e saúde pública. Direitos Humanos, vulnerabilidade e saúde. Advocacy em Direitos Humanos na saúde.

Objetivos: Oferecer subsídios para a reflexão e compreensão dos Direitos Humanos (DH), com ênfase no direito à saúde (DS); apresentar o conteúdo, estrutura, sujeitos e sistemas de garantia; discutir sobre as possibilidades de aplicação deste referencial na Saúde Pública, e nas práticas dos profissionais jurídicos, de saúde e outros afins, no âmbito local e internacional.

Docentes Responsáveis: Miriam Ventura (miriam.ventura@iesc.ufrj.br) e Neide Emy Kurokawa e Silva (neks@iesc.ufrj.br).

Instituição parceira: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadoria da Tutela Coletiva em Saúde. Coordenadora: Defensora Pública Thaisa Guerreiro de Souza.

Carga Horária: 30 horas

Datas: 27/10, 10/11, 24/11, 01/12, 08/12/2017

Horário: 9h30 às 12h30 (manhã) e 13h30 às 17h (tarde)

Local: Defensoria Pública do Estado do Rio. Auditório Nucapp. Rua Marechal Câmara, n° 271 – 7.º andar, sala 4, Centro, Rio de Janeiro.

Vagas: Serão oferecidas o total de 50 vagas, sendo 20 (vinte) vagas para Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, 15 (quinze) para profissionais de saúde que atuem nos municípios, 10 (dez) para os que atuam no âmbito estaduais e federais, e 5 (cinco) para interessados de outros órgãos públicos e organizações da sociedade civil. As vagas não preenchidas por uma categoria será preenchida por outra na ordem de inscrição.

Requisitos: Formação de nível superior completo.

Seleção: A seleção obedecerá a ordem de indicação dos respectivos órgãos de saúde e/ou de inscrição de candidatos de outros órgãos e sociedade civil. As vagas não preenchidas respeitarão o critério de ordem de inscrição. Para ser selecionado, os candidatos deverão enviar todos os documentos solicitados corretamente.

Inscrição: Via Internet no endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34529

Resultado: Os inscritos receberão confirmação da inscrição até dia 23 de outubro de 2017 por e-mail, e devem confirmar seu interesse em participar até dia 25 de outubro de 2017.

O curso será certificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC).

Dia(s): 27 out 2017 - 8 dez 2017

Local: Defensoria Pública do Estado do Rio. Auditório NUCAPP.
Rua Marechal Câmara, n° 271 - 7.º andar, sala 4, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Valor: gratuito