CURSO: HISTÓRIA E CULTURA DE ÁFRICA

O Curso HISTÓRIA E CULTURA DE ÁFRICA “De Século IV ac. ao XX” tem como objetivo a promoção do conhecimento através de palestra, roda de conversa e mostra de filme com os temas referentes à história e cultura dos povos que habitam o centro-oeste de África, tendo como foco a discussão sobre diferentes identidades e comunidades que foram se construir em diferentes lugares e períodos, através das atividades econômicas, políticas e manifestações culturais de diferentes Estados e reinos que se estabeleceram em diferentes período e locais da África Centro-Oeste. Antes, durante e depois da era cristã, principalmente a partir do século VII com o surgimento de identidades muçulmanas seguidores do Profeta Mohamed, e dos cristãos católicos europeus, cuja presença vem a tornar mais significativa a partir do século XVI e XVII nos rios do litoral atlântico africano na Alta e Baixa Guiné.
Nesse encontro dirigido ao público em geral, vai ser discutido os diferentes conceitos e elementos relacionados às noções das identidades e etnicidades que vem a surgir como parte do manifesto da herança africana nas Américas, cuja sociedade emergiu em parte com a presença de Espanha e Portugal, e mais tarde com a presença francesa, Holanda e inglesa que também estiveram na África, onde as suas interações através do comércio e conflito veem a dar o significado as identidades afro-portuguesa entre os chamados Lançados, Grumetes e crioulos como herança dos que hoje ocupam estes territórios, que a partir do século XVI contribuíram de modo significativo para construção das identidades afro-brasileira, cabo-verdiana e outras chamadas afro-americanas. Enquanto sociedades que em parte aparecem como produtos de mestiçagem e cujo passado teve a forte presença dos homens condicionados ao trabalho forçado e não remunerado.
Nas discussões serão destacadas as questões relacionadas à colonização territorial, a estrutura dos povoados e a organização política através de diferentes tipos de poderes locais que se manifestaram com os rituais religiosos, as vestimentas, as cantigas, as alimentações e a construção cultural dos diferentes grupos e identidades locais fundamentadas nas relações dominantes de crença na ancestralidade, cristandade católica e islam árabe. Sendo as duas últimas adaptadas as realidades locais.

Dia(s): 16 mar 2019 - 6 jul 2019

Local: Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio Macedo, 2151, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21941-917, Cidade Universitária

Valor: A consultar