Curso Online: História dos grandes Estados de África Centro-Oeste

Mini-curso Online: História dos grandes Estados de África Centro-Oeste “De século X ao XXI”
os Sistemas Culturais, Políticos e Econômicos

Às Terças, Quartas e Quintas-Feiras

1ª Turma: 16h00 às 18h00
2ª Turma: 18h30 às 20h30

De 07 à 30 de Julho 2020
Dias: 07, 08, 09, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de julho
Local: Online, via MEET e podem baixar em: meet.google.com . Também vamos ajudar e fazer uma teste antes da primeira aula.

Ementa
O curso tem como objetivo a divulgação da história de África, em diferentes períodos antes, durante e depois de ocupação árabe e colonização europeia. Pretendemos trazer as questões que vão discutir relações de construção de diferentes identidades e suas manifestações culturais, políticas e econômicas nesse local.

Nesse sentido, pretendemos destacar a história dos IMPÉRIOS, REINOS e demais ESTADOS com diferentes características e estruturas nas regiões nomeadas historicamente, como Rios da Guiné e parte integrante da Sene Gâmbia, conhecida como África Oeste durante séculos X ao XXI.

Pretende-se abordar as RELAÇÕES DE PODER e papel de mulher no processo de herança matrilinear e faixas etárias e suas influências nas tomadas de decisões.

Também objetiva-se a discutir sobre a disputa de terra e seus diversos sentidos, o modo de produção comunitária regulamentada pela ancestralidade, produção tributária regulamentada pelos vínculos da religiosidade e o modo de produção capitalista imposta pelos Estados coloniais, e mais tarde regulamentada pelas ações dos Estados pós-independências.

Programação
Aula 1: África Oeste: as características da unidade territória e a configuração sócio-espacial, Séc. X -XXI
Aula 2: Reino de Ghana e o Conselho dos Kaya Maghan, Séc. VIII – XI
Aula 3: Império dos Almorávidas: os califados e a unidade territórial entre Espanha e Norte de Senegal – Séc. XI – XII
Aula 4: Império do Mali: o poder dos Mansaya e o comércio de longa distância dos Diula,- Séc. XII – XV
Aula 5: Império Songhay: as novas expansões do comércio e a grandeza das duas cidade de Tumbuktu e Djenné Sec. XV – XVII
Aula 6: Reino Kaabu: o poder Nyantio, a sucessão matrilinear e o sistema tributário Mô-Djolâ, Sec. XV – XIX
Aula 7: Estados Teocráticos Fulbe: o fundamento religioso na organização política e a língua na manutenção do poder e vínculos de solidariedade, Séc. XVIII – XIX
Aula 8: Os Europeus na Costa da Guiné e Ilhas de Cabo Verde: novas rotas comerciais e a construção das identidade crioulas, afro-portuguesas e cabo verdiana Séc. XIV – XX
Aula 9: Império de Almamy Samory Touré: as Resistências Africanas dispersas e unificadas contra as ocupações dos Estados Europeus, Séc. XIX – XX
Aula 10: As colonizações Portuguesa, Francesa e Inglesa na Senegâmbia: o modo de produção capitalista e as questões de fronteiras na Partilha de África, Séc. XIX -XX
Aula 11: Movimentos independentistas na Senegâmbia: casos de atual Senegal, Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné Conakry), Séc. XX
Aula 12: Transição e Integração Política e Econômica na África Oeste: caso das “democracias”, tratados de livre comércio e a criação dos blocos políticos e econômicos, Séc. XX – XXI

Obs: Será disponibilizado o certificado em formato digital para participantes com 75% da participação no curso.

Serão 12 aulas online e teremos uma parte de apresentação do professor, uma parte para todos opinarem e tirarem as suas dúvidas. E depois de cada aula será aberta uma sala para cada uma reforçar mais perguntas por escrito durante a semana e através do e-mail da turma.

Também será disponibilizado os textos digitalizados e referências em PDF para leitura antes e depois de cada aula.

Inscrição online:
E-mail: riosdaguine1973@gmail.com

Estão abertas as inscrições até 00 h do dia 03 de Julho. E para efetuar sua inscrição deve preencher o formulário no link abaixo e encaminhar a copia do comprovante do pagamento pelo e-mail do curso ou pelo whats app 021 98381 6415.

Normal: R$ 25,00
Inscrição com desconto para os estudantes, professores e os que já fizeram pelo menos um dos nossos cursos: R$ 20,00

Depósitos:

Banco do Brasil
Ag: 1250-5
Cc: 24.380-9
Opção poupança c/ variação 51

Banco Itaú
Ag; 6009
Cc: 46959-1

Caixa Econômica
Ag: 0203
Cc: 00016688-2
Op: 23

Encaminhar a cópia do comprovante pelo e-mail: riosdaguine1973@gmail.com ou pelo whatsApp do curso 021 98381 6415 após o pagamento da inscrição.

Ministrante
Maurício Wilson Camilo da Silva
Sociólogo e Urbanista – Sócio do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro e pesquisador de história de África associado ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa em Guiné Bissau e Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal.

Será disponibilizada a lista dos professores convidados.

Dia(s): 7 jul 2020 - 30 jul 2020

Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria, Acesso via Internet, Mundial

Valor: A consultar
Período de inscrição: Até 06 de Julho de 2020.
Site: https://docs.google.com/forms/d/17Qr8fz2YPxzXVLSIY-LzAAZ7upQlxi7qqS0aJxz7AMs/edit
Instituição responsável: Nucleo Africano de Estudantes UFRJ
Email do organizador: riosdaguine1973@gmail.com