Curso SEXUALIDADE, GÊNERO, SAÚDE E DIR

SEXUALIDADE. GÊNERO. SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.

DIREITOS HUMANOS.

MOVIMENTOS SOCIAIS.

DISCRIMINAÇÃO, ESTIGMA, HIV/AIDS.

DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS.

DILEMAS ÉTICOS E POLÍTICOS.

Este curso usa estudos recentes para examinar a relação (muitas vezes conturbada) entre sexualidade, gênero, saúde e direitos humanos. Pressionados pelo crescente reconhecimento da importância da sexualidade e do gênero em uma ampla gama de direitos e intervenções (por exemplo, HIV e AIDS, saúde sexual e reprodutiva e violência sexual), trabalho teórico e empírico sobre sexualidade e gênero é cada vez mais desenvolvido dentro de um campo político contestado.

O que é essa “sexualidade” que precisa de direitos e saúde? Como se manifesta através de uma gama de pessoas e culturas? E como pode o trabalho cultural e historicamente situado sobre sexualidade e gênero informar e melhorar as intervenções na saúde coletiva?

O curso também oferece um olhar crítico sobre os debates recentes, à luz  das questões atuais relacionadas às políticas públicas e pela defesa de direitos em muitos países e culturas. Finalmente, o curso visa promover o diálogo e o intercâmbio entre o trabalho acadêmico, ativismo e de defesa de direitos.

Número de vagas: 30 (trinta)

Link para a inscrição:

Dia(s): 2 abr 2019 - 25 jun 2019

Local: IESC/UFRJ
Praça Jorge Machado Moreira, nº 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – próximo à Prefeitura Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Período de inscrição: até 02/04/2019
Site: www.posgraduacao.iesc.ufrj.br