Cursos de invernos a distancia gratuitos no IESC

Web

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ oferecerá cursos de inverno presenciais e gratuitos. O objetivo é atender alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde e pessoas que trabalham com temas relacionados aos cursos.
Os cursos ocorrerão entre 21/07/2014 e 01/08/2014. As vagas são limitadas e serão preenchidas seguindo a ordem de inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online até 09/07/2014.
Cursos

Curso a Distância de Introdução em Vigilância em Saúde Ambiental no SUS: O Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde)

Ementa: O objetivo central desta disciplina é apresentar as principais legislações e conceitos de meio ambiente e permitir com que o aluno estabeleça uma relação entre a legislação ambiental e sua aplicabilidade na área de saúde ambiental. Esta disciplina discorre sobre a construção da vigilância em saúde ambiental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta a forma de atuação da vigilância em saúde ambiental enquanto vigilância da qualidade da água para consumo humano, vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos e vigilância em saúde dos riscos associados a desastres, descrevendo os modelos e camPós de atuação, além das diretrizes normativas. Finaliza apresentando duas áreas transversais à vigilância em saúde ambiental: análise de situação em saúde ambiental e em saúde do trabalhador e núcleo de desenvolvimento sustentável (NUDES).

Curso a distância sobre Aspectos Teóricos e Práticos em Educação em Saúde Ambiental (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde)

Ementa: O Curso de Aspectos Teóricos e Práticos em Educação em Saúde Ambiental, tem como objetivo conhecer os aspectos teóricos e práticos no campo da educação em saúde. Ele trata das tendências que norteiam o campo da educação em saúde, e suas abordagens metodológicas. Propões-se também a relembrar aspectos históricos da organização do Sistema Único de saúde (SUS) considerando que é no âmbito deste sistema que se espera concretizar as práticas de educação em saúde.

Procedimentos para as inscrições: (Tutorias para cadastro no portal e cadastro no curso)

1 – Acessar o site do LABEAD;

2 – Realizar o cadastro no portal;

3 – Preencher o formulário de inscrição;

4 – O aluno receberá, via e-mail, a confirmação da inscrição e posteriormente as informações para acesso ao curso.

Dia(s): 21/07/2014 - 01/08/2014
Horário: O dia inteiro

Local: IESC/UFRJ
Praça Jorge Machado Moreira, nº 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – próximo à Prefeitura Universitária