Cursos de invernos presenciais gratuitos no IESC

Cursos de Inverno Presenciais

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ oferecerá cursos de inverno presenciais e gratuitos. O objetivo é atender alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde e pessoas que trabalham com temas relacionados aos cursos.
Os cursos ocorrerão entre 21/07/2014 e 01/08/2014. As vagas são limitadas e serão preenchidas seguindo a ordem de inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online até 20/06/2014.

Cursos:

Planejamento, Gestão e Desenvolvimento – IESC/UFRJ – GIS/FIOCRUZ  (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde)

Ementa: O curso enfoca o sistema de saúde como resultante de arranjos institucionais emanados de politicas estatais e procura estimular a reflexão sobre as conexões e singularidades entre politica, planejamento e gestão

HIV/AIDS e Sexualidade na quarta década da epidemia (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde – Outros: trabalhadores e voluntários de organizações de base comunitária)

Ementa: O curso em questão visa prover e debater informações sobre AIDS e sexualidade e atualizar os participantes sobre novidades e desafios neste campo na quarta década da epidemia, além de criar um espaço para debates intersetoriais e interdisciplinares.

Ética em pesquisa (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação)

Ementa: Fornecer ferramentas para a compreensão e reflexão da regulamentação de ética em pesquisa no Brasil, e o processo de elaboração e submissão de projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa CEP

Consulta e Métodos em Bioética Clínica (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde – Outros: Membros de Comissões de Bioética Clínica)

Ementa: Pela (1) íntima relação entre os processos de tomada de decisão em saúde e a ética; (2) pelo papel das Comissões de Bioética Clínica nesses processos e os Métodos utilizados, (3) por um crescente questionamento crítico sobre o controle médico de importantes setores da vida, a disciplina visa discutir a emergência histórica e caracterização da bioética clínica, suas principais correntes (modelos teórico-metodológicos), os modelos de Consulta em Bioética Clínica, a questão do método, oferecendo instrumentos que permitam não só um aprofundamento como também um debate sobre as principais questões neste terreno, oriundas tanto da bioética como da saúde coletiva.

1) Modelos em Consulta ética e em Bioética Clínica: individual, equipe e Comissão. Visão Crítica.
2) O problema do método em bioética clínica: visão crítica.
3) Métodos propriamente ditos: Apresentação e crítica. – Principialismo – Diego Gracia – Ética do discurso – Hermenêutico – Thomasma – Jonsen – Goldim – Gordon

OpenRecLink (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde)

Ementa: O curso tem como objetivos apresentar aspectos conceituais da metodologia do relacionamento probabilístico de registros e capacitar os alunos na utilização do programa OpenRecLink. Serão abordados: fundamentos do método probabilístico de registros, padronização, blocagem, parâmetros de blocagem, pareamento, limiares e revisão de pares duvidosos, estimativa de parâmetros para o relacionamento de registros, pareamento em múltiplos passos e identificação de duplicidade

Abordagens dos direitos Humanos no trabalho em Saúde Pública. (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde – Outros: profissionais jurídicos e da ciências humanas e sociais, integrantes de organizações da sociedade civil)

Ementa: Abordagens dos direitos Humanos no trabalho em saúde. Prevenção, promoção e acesso à saúde. Sistema de Proteção dos Direitos Humanos. Mecanismos de garantia e promoção dos Direitos humanos. Responsabilização internacional e nacional do direito à saúde.

Atividade agrícola, exposição a agrotóxicos e seus impactos sobre a saúde humana (Público Alvo: Alunos Graduação – Alunos Pós-Graduação – Profissionais de Saúde)

Ementa: O curso tem como objetivo apresentar o estado da arte da produção científica nacional acerca dos efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde no Brasil. Para tanto, serão apresentados e discutidos artigos científicos sobre essa temática, agrupados com foco em 3 desfechos principais: câncer, distúrbios neurológicos e desfechos adversos da gravidez.

Procedimentos para as inscrições:

(1) Acessar o link e preencher formulário de inscrição.

(2) Gravar.

(3) Imprimir o formulário (não é necessário encaminhar).

(4) A confirmação da inscrição será enviada por e-mail.

Para mais informações como horários das aulas, professores, carga horária, entre outros acesse o site do IESC.

Dia(s): 21/07/2014 - 01/08/2014
Horário: O dia inteiro

Local: IESC/UFRJ
Praça Jorge Machado Moreira, nº 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – próximo à Prefeitura Universitária