Cursos de línguas para intercâmbio

E afinal, o que são os Cursos de Línguas para Intercâmbio?

Iniciativa de uma parceria entre a Faculdade de Letras e o Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ, tais cursos foram propostos para contribuir com a formação linguístico-acadêmica e cultural do futuro intercambista, a partir das necessidades identificadas, sobretudo, pelo SCRI, dado o seu contato direto com os candidatos ao intercâmbio.

Os casos de intercâmbios mal-sucedidos em razão de dificuldades com o idioma estrangeiro e em razão do choque cultural não são raros. Assim, pensando em preparar o futuro intercambista da melhor forma possível, antecipando as possíveis dificuldades, trabalhando os gêneros textuais acadêmicos, preparando os alunos para enfrentar situações diversas e trabalhando o conjunto de informações essenciais, sobretudo relativas à cultura, os presentes cursos foram implementados e têm sido ofertados desde 2012.1 com excelentes resultados.

O que se estuda nesses cursos?

Os conteúdos programáticos se baseiam em três frentes principais:

Acadêmica: trabalhar os mais variados gêneros acadêmicos, como artigos, resumos, resenhas, ensaios, seminários etc. no intuito de auxiliar no desenvolvimento das competências linguístico-comunicativas necessárias para que o intercambista tenha êxito em sua rotina acadêmica internacional;

Cultural: dar ciência sobre os aspectos culturais mais relevantes, a fim de promover uma reflexão de como melhor lidar com possíveis diferenças;

Pragmática: dar a conhecer informações acerca do funcionamento das instituições estrangeiras de destino dos alunos e sobre as cidades onde estão localizadas, a fim de explorar dados úteis, que facilitem a rotina do aluno.

Esses cursos preparam para os exames de proficiência?

Embora esse não seja o objetivo central dos cursos, é natural que seus alunos tenham um bom desempenho nesses exames, já que, em um mês, estarão em contato direto e intensivo com o idioma estrangeiro por 9 horas semanais, totalizando 60 horas, interagindo intensamente com tal idioma por meio de atividades diversificadas, que exploram todas as competências relativas ao ensino de línguas.

Que professores costumam ministrar os Cursos de Línguas para Intercâmbio?

Os quesitos básicos para se ministrar ditos cursos são: dispor de nível superior e de experiência acadêmica internacional. Assim, é comum, mas não regra, que os professores sejam estrangeiros, participantes de convênios internacionais entre a UFRJ e instituições estrangeiras, como os professores leitores que atuam nos departamentos da Faculdade de Letras da UFRJ.

INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO: 25 a 29/11/13, NA SECRETARIA DO CLAC, Faculdade de Letras, sala D-113, Fundão. Informações: franciane@letras.ufrj.br

Map Unavailable

Dia(s): 24/11/2014 - 28/11/2014