Debate a partir do livro O funk e o hip-hop invadem a cena

Editora UFRJ fará live inspirada na batida do funk e do hip-hop

O livro O funk e o hip-hop invadem a cena, de Micael Herschmann, professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, será o tema do debate, que acontecerá no dia 23 de julho, às 17 horas, na sala 16, como parte da programação do Festival do Conhecimento da UFRJ. A transmissão será pelo Facebook (https://www.facebook.com/pr5ufrj/) e pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCvMAg03W-Z34vAvrmeHEivg ) da Pró-reitoria de Extensão.

Heloisa Buarque de Hollanda, ex-diretora da Editora, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), e do projeto de extensão Universidade das Quebradas, ambos da  UFRJ, será a mediadora do debate, que contará com a participação do autor, de Deize Tigrona, uma das primeiras vozes femininas do funk carioca, e de Adriana Facina, professora de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF.

A partir do universo da música, no qual se inserem o funk e o hip-hop nas suas diversas formas de expressão, os debatedores discutirão o lugar que esses gêneros ocupam no cenário cultural brasileiro, especialmente junto às camadas jovens menos favorecidas da população, e refletirão sobre o lugar dessas expressões culturais no imaginário social de um Brasil fragmentário e plural.

As lives, cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade, fazem parte do projeto 100 anos, 100 livros, que consiste em disponibilizar para download gratuito em seu site, ao longo de 2020, no mínimo, 100 livros, de várias áreas do conhecimento, que marcaram sua trajetória.

A transmissão contará com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo do debate.

Dia(s): 23 jul 2020

Local: Evento Virtual