Debate ao vivo sobre o livro As Pastorinhas de Realengo

Editora UFRJ promove debate sobre folclore

As Pastorinhas de Realengo, de Ermelinda Paz, professora da UFRJ e da UNIRIO, são o tema de mais uma live que a Editora UFRJ apresenta como parte do projeto “100 anos, 100 livros”, em torno das comemorações do centenário da universidade. O evento será transmitido no dia  1o  de outubro, às 17h, pelo Facebook da Editora (https://www.facebook.com/editora.ufrj/) e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UChOXMuX7AdLPe15ZHRuoa7A).

O livro faz o registro de um auto natalino, tradição folclórica representada por moradores do bairro de Realengo, no subúrbio do Rio, no período entre 1940 e 1967. Ao longo da publicação, a autora descreve essa tradição popular que nasceu na Europa e foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI.

Participarão do debate, ao lado de Ermelida Vaz, Lígia Vassallo, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e primeira diretora da Editora, e Eleonora Gabriel, professora da Escola de Educação Física e diretora da Companhia Folclórica do Rio, ambas da UFRJ. O público também poderá participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que será transmitido o debate.

Além de promover debates em torno de livros do catálogo da Editora, o projeto “100 anos, 100 livros” disponibiliza publicações de várias áreas do conhecimento para download gratuito no site da Editora UFRJ (www.editora.ufrj.br).

A transmissão tem apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo do debate.

Dia(s): 1 out 2020

Local: Facebook da Editora UFRJ e canal do YouTube do FCC