DEBATE: SEXUALIDADE, POLÍTICA E RUA

Rainbow Molotov

Queremos lhe fazer um convite! Quem estava na rua em junho de 2013 viu uma participação maciça de gays, lésbicas, trans e outros desviados em geral nas manifestações. Não só em junho, mas até hoje. Eram centenas de cartazes, gritos, músicas e performances. Atuando ativa(e passiva)mente e dialogando com outros grupos. No Rio, gritos como “Ei, Cabral, toma da polícia, porque tomar no cú eu te garanto é uma delícia!” são a evidência disso.

Toda essa força foi solenemente ignorada pela maioria dos governos e nenhuma ação voltada a LGBT foi colocada em pauta nos tais pactos e em todo o blábláblá politiqueiro que se seguiu. Essa movimentação colocou em cheque também o lugar das “lideranças” do “movimento LGBT”. Como em tantas outras áreas, o movimento “tradicional” LGBT parece cada vez menos representativo e com menos poder de mobilização. A marcha das vadias e tantas outras forma de ação política têm corrido por fora dessas organizações. Há toda uma emergência de um movimento transfeminista que vem mexendo com as universidades e que boa parte das “lideranças” trans oficiais não consegue acompanhar. Tudo isso faz pensar sobre os caminhos que o movimento LGBT vem tomando. Inclusive se a sigla LGBT vai durar por mais muito tempo, haja vista as transformações identitárias que a gente vai se dando conta no contato com as gerações mais novas.

Nesse turbilhão e diante da proximidade da Copa/Junho/Eleições/Ocupação, o Projeto Diversidade Sexual na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro está organizando um debate sobre as recentes transformações nos movimentos sociais que lutam pela liberdade sexual e identitária articuladas à onda de mobilização social que vem acontecendo no último ano. Uma discussão que terá como foco:

1. as transformações na forma como não-heterossexuais (e heterossexuais) têm construído suas identidades e as implicações disso para uma política de liberdade sexual e de gênero.

2. a crise de representatividade e as mudanças na forma de organização e mobilização desses sujeitos – estaríamos vivendo o início de um novo ciclo no movimento?

3. as novas práticas/estratégias de ação política que vem emergindo nos últimos tempos nesse campo e (será?) evidenciando a obsolência do modelo líder/carrodesom/paradabatecabelo.

Marcamos o debate para o dia 06 de junho, às vésperas da Copa (o clima político parece que está esquentando, inclusive) e seria muito bom ter você com a gente. E então, topas?

Dia(s): 06/06/2014

Local: Auditório do Instituto de Psicologia