Debates IPPUR: A reconstrução da política nacional urbana

O próximo Debate tratará da formulação da política urbana no país, com a participação de Ana Paula Bruno, do Ministério do Desenvolvimento Regional e Marco Aurélio Costa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Data: 29/06/2010

Canal do Youtube Agência IPPUR:  https://tinyurl.com/agenciaippur

Ana Paula Bruno

Graduada e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com mais de 18 anos de trajetória no setor público, tanto em nível local como nacional, em temas de política urbana. Desde 2010, é servidora pública do Governo Federal, com atuação no extinto Ministério das Cidades e, atualmente, no Ministério do Desenvolvimento Regional, seu sucessor, onde exerceu, entre janeiro de 2019 e junho de 2020 a função de Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana na Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, tendo entre suas responsabilidades a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, ainda em curso.

Marco Aurélio Costa

Economista com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), exercendo a função de Coordenador de Estudos em Desenvolvimento Urbano. É também coordenador nacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPuT) e dos projetos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (Ipea/PNUD/FJP), Governança Metropolitana no Brasil (Rede Ipea) e Mapeamento da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas Brasileiras (Rede Ipea). Coordena a parceria entre Ipea e Ministério de Desenvolvimento Regional, em torno do apoio à formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e na avaliação de políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão territorial, gestão e governança urbana e metropolitana, desenvolvimento territorial e avaliação de políticas públicas.

Mediação: Alex Magalhães Ferreira

Jurista e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Além de Bolsista da FAPERJ – Jovem Cientista do Nosso Estado, é também Fundador e Diretor Geral do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB). Em 2018 iniciou Pós-Doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotado no IPPUR. Tem experiência nas áreas de Direito (ênfase em Direito Urbanístico e Direito Civil), Planejamento Urbano, seu objeto de investigação é o Direito Urbanístico, Direito Ambiental e Teoria e Instrumentos de Planejamento Urbano.

Dia(s): 29 jun 2020

Local: Evento Virtual