Defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Meteorologia

Programa de Pós-Graduação em Meteorologia

Departamento de Meteorologia, Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Universidade Federal do Rio de Janeiro

PPGM-IGEO-CCMN/UFRJ

Defesa de Mestrado:

ANÁLISE TERMODINÂMICA DAS SONDAGENS ATMOSFÉRICAS OBSERVADAS SOBRE A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO DURANTE O PROJETO MCITY

Cadidato: Frank Bruno Baima de Sousa

Local: Auditório Novos Ventos

Departamento de Meteorologia, IGEO-CCMN-UFRJ

Data: 27 de Maio de 2014 (terça-feira), Início: 14:00 h

Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM). Departamento de Meteorologia. Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/CCMN/UFRJ). Rua Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco G, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP: 21941-916.

RESUMO

O trabalho apresenta os resultados da investigação do comportamento da estrutura termodinâmica da atmosfera sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, considerando a análise de dados de sondagem atmosférica coletados durante a primeira campanha experimental do Projeto MCITY. Neste contexto, realizou-se um estudo de caso de evento extremo de precipitação ocorrido entre os dias 17 a 18 de Março de 2013. Elaborou-se uma metodologia de detecção de áreas de risco potencial a deslizamentos associados aos eventos de precipitação, sobretudo àquelas com características de alta intensidade e intermitente sobre uma mesma área, codificada a partir de imagens de estimativa de precipitação por satélite disponíveis. Destaca-se aqui os resultados que apontam o papel da dinâmica e termodinâmica da Camada Limite Atmosférica tropical e das condições termodinâmicas e dinâmicas da coluna troposférica, próxima à saturação, para o desenvolvimento e manutenção das tempestades noturnas associadas à riscos hidrometeorológicos. Foi possível caracterizar qualitativamente os ciclos de aquecimento e resfriamento das Camadas de Mistura Convectiva e Residual, como também estimar-se a altura da CLA durante o período analisado, que apresentou valores entre 1 a 2 km, notavelmente nos dias que antecederam ou foram posteriores ao evento de tempestade ocorrida na Zona Serrana do RJ (17-18/Março/2013). Argumenta-se que a tempestade iniciada na noite do dia 17/Mar/2013, com características de nuvem quente, possa ser sido modulada por convergência do escoamento de Sul pós-frontal, atingindo perpendicularmente as encostas da Serra do Mar no RJ, como também ter sido intensificada pelo efeito do cisalhamento de vento, associado à entrada do Jato de Altos Níveis (JAN), como suporte de ar superior.

Palavras-Chave: Desenvolvimento de tempestades no RJ; Instabilidade condicional; Camada Limite Tropical.

Dia(s): 27/05/2014

Local: Auditório Novos Ventos - Meteorologia - IGEo- CCMN- UFRJ
Av. Athos da Silveira Ramos
RIO DE JANEIRO - RJ CEP