Desafio Solar Brasil 2014

Desafio Solar Brasil, é um evento que une esporte, inovação e educação agitará a cidade de Búzios entre os dias 12 a 16 de Novembro. O “Desafio Solar Brasil”, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social em parceira com a concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios, reunirá equipes de 7 estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar na Orla Bardot. O objetivo é estimular o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade.

O DSB de deste ano contará com a participação de 23 equipes, representando os estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio grande do Sul. Além dos 300 universitários e 50 professores e orientadores envolvidos, a competição deste ano contará com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que terão a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Os estudantes serão selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com o desempenho escolar, eles terão a oportunidade de participarem do evento como aprendizes, dessa forma, aprendendo as novas tecnologias e desenvolvendo o espírito de grupo e trabalho em conjunto. Cada equipe inscrita contará com a participação de dois alunos do Ensino Médio.

O evento terá também workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, geração de energia elétrica a partir de placas solares, smart grid, assuntos relacionados à geração de energias renováveis, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, consumo consciente de energia, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Alem das palestras e workshops, haverá uma exposição na praça Santos Dumont de pôsteres sobre trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela instituições de ensino com a temática Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável. Ao final do ciclo, uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto das equipes sob o ponto de vista técnico e premiará com o Prêmio Fernando Amorim de melhor projeto. A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricos movidos a energia solar na Orla Bardot.

Serviço:

Desafio Solar Brasil 2014 – Búzios

12 a 16 de novembro de 2014

Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

 

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 12/11/2014 - 16/11/2014
Horário: O dia inteiro

Local: Búzios
Orla Bardot
Armação de Búzios - Rio de Janeiro CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuíta
Período de inscrição:Não foi informado
Site: www.desafiosolar.org
Instituição responsável: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Email do organizador:desafiosolar@gmail.com
Telefone de contato: (21) 98119-7269

Comments are closed.