Desafio Solar Brasil 2014

Desafio Solar Brasil, é um evento que une esporte, inovação e educação agitará a cidade de Búzios entre os dias 12 a 16 de Novembro. O “Desafio Solar Brasil”, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social em parceira com a concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios, reunirá equipes de 7 estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar na Orla Bardot. O objetivo é estimular o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade.

O DSB de deste ano contará com a participação de 23 equipes, representando os estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio grande do Sul. Além dos 300 universitários e 50 professores e orientadores envolvidos, a competição deste ano contará com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que terão a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Os estudantes serão selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com o desempenho escolar, eles terão a oportunidade de participarem do evento como aprendizes, dessa forma, aprendendo as novas tecnologias e desenvolvendo o espírito de grupo e trabalho em conjunto. Cada equipe inscrita contará com a participação de dois alunos do Ensino Médio.

O evento terá também workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, geração de energia elétrica a partir de placas solares, smart grid, assuntos relacionados à geração de energias renováveis, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, consumo consciente de energia, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Alem das palestras e workshops, haverá uma exposição na praça Santos Dumont de pôsteres sobre trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela instituições de ensino com a temática Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável. Ao final do ciclo, uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto das equipes sob o ponto de vista técnico e premiará com o Prêmio Fernando Amorim de melhor projeto. A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricos movidos a energia solar na Orla Bardot.

Serviço:

Desafio Solar Brasil 2014 – Búzios