Desigualdades na Educação: desafios para o ensino de ciências e saúde

Entre os dias 23 de novembro e 04 de dezembro será realizada a segunda edição do Seminário Internacional Desigualdades na Educação: desafios para o ensino de ciências e saúde. O evento marca o início das comemorações do centenário de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, que começou em setembro de 2020 e se estenderá até setembro de 2021.

Promovido pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, o seminário ocorrerá de forma remota, com sessões ao vivo e gravadas, no canal do Instituto Nutes no YouTube. O evento é online, gratuito e aberto ao público em geral. Para participar, é necessário fazer inscrição neste endereço: http://bit.ly/SeminarioNutes .

A programação contará com as sessões Saberes, Leituras e Diálogos. A sessão Saberes apresentará duas mesas-redondas; Leituras, contará com a participação de três conferencistas internacionais; e Diálogos será dedicada a promover encontros entre autores e autoras que tratam diretamente da obra de Freire e temas articulados com o seu pensamento.

O seminário reunirá cerca de 26 pessoas de diferentes áreas de conhecimento, que dialogam com o pensamento freireano em interface com a desigualdade e a decolonialidade. A primeira sessão Saberes ocorrerá no dia 23, das 10h às 11h, com o tema Contribuições freirianas para a Educação em Ciências e Saúde hoje. Participam desse encontro Demétrio Delizoicov (UFSC), Eymard Vasconcelos (UFPB), Rita Vilanova (UFRJ) e a reitora da UFRJ, Denise Carvalho.

No dia 25 de novembro, das 16h às 17h30, acontecerá o segundo encontro de Saberes com reflexões sobre os 50 aos do livro Pedagogia do Oprimido. Contribuem para esse debate Juarez Valadares (UFMG), Pedro Pontual (UNIRIO), Bárbara Carine (UFBA) e Miriam Struchiner (UFRJ).

O seminário apresentará a sessão Leituras, que contará com duas etapas. Num primeiro momento assíncrono, no dia 23 de novembro, serão disponibilizados acesso à vídeos legendados para os participantes do seminário. A sugestão é de que assistam no decorrer da primeira semana os vídeos, no momento que for mais oportuno. É possível encaminhar perguntas até o dia 27 de novembro por meio de uma plataforma online do seminário.

De 1 a 3 de dezembro, sempre às 13 horas, haverá um momento síncrono e com tradução simultânea para o português. No dia 01, Henry Giroux (McMaster University) conversa sobre Política Radical e Pesadelos Distópicos na Era das Pragas, com a mediação de Gustavo Figueiredo (UFRJ). No dia 2, Ruth Turley (Rice University) aborda o tema Políticas públicas de educação baseadas em evidências, com mediação de Alexandre Brasil (UFRJ). E no dia 3, Felicia Mensah (Columbia University) conversará sobre Diversidade, Equidade e Educação para a Justiça Social com mediação de Isabel Martins (UFRJ).

A sessão Diálogos contará com seis encontros online, entre os dias 24 de novembro a 04 de dezembro, com duração de 1 hora. Entre convidados estão Oscar Jara (CEAAL) educador popular e sociólogo, autor de A Educação Popular Latino-Americana História e Fundamentos Éticos, Políticos e Pedagógicos; a educadora Claudilene Silva (Unila), autora de A volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento: práticas pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira; e o filósofo Walter Kohan (UERJ), autor de Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica.

Acompanhe a programação completa
Facebook/desigualdadesnaeducacao