Desinformação, descomunicação e transformação do território

A live irá discutir o fenômeno da desinformação e a sua relação com processos de transformação do território. Para tanto, serão abordadas questões relativas à centralização no processo de manipulação da informação, ao papel do whatsapp como espaço de infodemia em tempos da Covid-19, mas também como ferramenta de levantamento de dados sociais de utilidade pública no território.

Tamara Tania Cohen Egler

Arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, Doutora em sociologia, Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (IPPUR/UFRJ). Coordenadora do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço, pesquisadora 1B do CNPQ. “A nossa vida está associada ao objeto de investigação, o meu está focado na análise interdisciplinar dos efeitos da tecnologia de informação e comunicação na transformação do espaço. Como arquiteta, examino os processos espaciais, na minha formação em planejamento urbano e regional, analiso os seus processos de transformação, e na condição de socióloga observo o lugar da cultura na política. Como professora me alegra ensinar o método de organização do pensamento, para fazer a análise dos processos de transformação do espaço”.

Lalita Kraus

Professora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR. Possui mestrado em Planejamento para o Desenvolvimento, pelo University College of London (UCL) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade de Parma (Itália) e Graduação em Administração pela Universidade de Bolonha (Itália). É pesquisadora do LabEspaço e tem experiências de pesquisa nas áreas de movimentos sociais, tecnologia e política e tecnologia na cidade.

Fabiola Neves

Mestre em Planejamento Urbano e Regional (2019), pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), licenciada em Ciências Sociais (2017), pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutoranda do IPPUR e Pesquisadora do LabEspaço – Laboratório espaço, sociedade e tecnologia, sob orientação da professora Tamara Egler, desde 2017, vinculada a Linha de Pesquisa Política Pública, Inovação e Desenvolvimento Urbano. Sua pesquisa sobre redes sociais busca compreender como a utilização das TICs impacta os processos de gestão do espaço urbano. Tem experiência como professora da educação básica e coordenação de pré-vestibular. Atua principalmente com os seguintes temas: redes sociais, políticas públicas urbanas, tecnologias da informação e cidade.

Onde assistir: https://www.youtube.com/channel/UCLkWjHzuJBGM-ZOZ2TxZ6tA
Data: 08/06/2020 às 17h