Dia da Consciência Negra

No dia 18 de novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o CCS esta realizando atividades de arte e cultura com influencia africana.

Performances a partir das 12h e oficina de dança as 13h30 no hall do Auditório Paulo Rocco. Gratuito

OFICINA: “MANDINGA” COM ANANI SANOUVI (Togo)

18 de Novembro às 13:30hs – Duração: 60 min

Hall do auditório Paulo Rocco. Predio do CCS bloco K, subsolo. Cidade Universitária.

“Dentre as diversas abordagens sobre Mandinga, aquela com a qual mais nos identificamos é Mandinga, enquanto conhecimento do invisível. Seguindo esse principio proponho uma oficina sobre o “invisível” que alimenta a dança nas tradições africanas, sua filosofia, contexto social, atitude, energia, relação com ritmo e também o que significa e como trabalhar com esses elementos hoje no mundo contemporâneo e globalizado”.

A Oficina-atelier de 60 min é voltada tanto para dançarinos interpretes interessados em explorar novas concepções da arte da dança quanto para dançarinos criadores, coreógrafos e artistas visuais e da performance interessados em novas concepções de criação dentro do contexto da multidisciplinaridade e multiculturalidade.

Anani Sanouvi é um representante da nova geração da dança contemporânea, reconhecido internacionalmente, que tem a cultura negra Africana como fonte fundamental para o processo de criação. Ele é aclamado por sua capacidade em assimilar diferentes tradições em um estilo dinâmico próprio e laureado pela UNESCO, África Center, Fundação Sacatar e pelo prestigiado Programa “Rolex Mentor & Protégé” através do qual tem trabalhado com artistas do calibre de Peter Sellars, Gustavo Dudamel e Anne Teresa De Keersmaker. Anani estreará no Brasil o dueto multimídia “MANDINGA” com a Artista visual e Performer Christiane da Cunha. Integrando dança e animação, tradição e contemporaneidade em uma obra aberta, “MANDINGA” foi apresentada em Festivais na Holanda, Alemanha e África do Sul – sendo a cada temporada reconfigurada em uma nova criação.

Dia(s): 18/11/2014

Local: Teatro de Arena do CCS UFRJ
CCS UFRJ - Avenida Carlos Chagas Filho, 373 - bloco L, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 21941-902