Doe Sangue Durante os Jogos Olímpicos

doaçao_de_sangue-EDITADA

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) participa do esforço da hemorrede pública do Rio de Janeiro para garantir estoque de sangue durante o período das Olimpíadas. Anfitriã do maior evento esportivo do mundo, a cidade do Rio receberá um grande número de turistas no período e precisa ter um estoque de sangue compatível com esse aumento populacional.

Para alcançar esse objetivo, no entanto, a chefe do Serviço do Hemoterapia do HUCFF, Carmen Nogueira, conta com a participação da comunidade universitária, dos que moram nos bairros próximos a Ilha do Fundão e de todos os familiares e amigos de pacientes que frequentam o HUCFF para que levem essa mensagem. “Aproveite o espírito dos jogos para exercer a solidariedade: ela pode salvar vidas.  O processo de doação prevê proteção à saúde do doador e do receptor. Se você ainda não doou em 2016 ou se fez sua doação até de maio, faça uma visita ao Serviço de Hemoterapia no período olímpico! Venha doar!”, convida.

Já o Diretor do HUCFF, Professor Eduardo Côrtes, lembra que a unidade já tem uma elevada demanda. “Somos um hospital de alta complexidade e, por isso, já temos uma grande necessidade de doadores. Em eventos desse porte, é preciso estar preparado para um eventual aumento demanda”.

O horário de funcionamento do HUCFF será normal durante todo o período: é só chegar e doar.

Para ser um doador, basta comparecer ao 3º andar do hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, portando documento de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), estar bem de saúde, ter entre 16 (com autorização dos pais, documento disponível no topo do canto esquerdo do site) e 69 anos e pesar mais de 50 Kg. Quem tiver mais de 60, no entanto, só pode realizar o procedimento se já tiver doado antes dos 60. Além disso, não é necessário estar em jejum. Deve-se evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Mais informações pelo telefone: 3938-2305 ou pelo e-mail: hemoter@hucff.ufrj.br.

Dia(s): 5 ago 2016 - 21 ago 2016

Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ)
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Rio de Janeiro, RJ, 21941-617, Cidade Universitária

Período de inscrição:
Site: http://www.hucff.ufrj.br/noticias/destaque/1158-doe-sangue-durante-os-jogos-olimpicos
Instituição responsável: UFRJ (HUCFF)
Email do organizador: hemoter@hucff.ufrj.br
Telefone de contato: 3938-2305