Dor e Interdisciplinaridade: Ensino, Pesquisa e Extensão

Dor e Interdisciplinaridade: Ensino, Pesquisa e Extensão

Evento interno da UFRJ que acontecerá de 09:00 às 11:30 horas de sexta-feira, dia 20 de março de 2015, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/FM/UFRJ – Auditório Halley Pacheco, 8º andar, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Será abordada a área de conhecimento de Dor, a relevância das iniciativas da IASP (Associação Internacional para o Estudo da Dor), no âmbito internacional, e da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor), no âmbito nacional, para os avanços nesta área; um modelo Interdisciplinar de Dor; a representatividade desta área na UFRJ – no ensino de graduação, pós-graduação latu e stritu senso, pesquisa, extensão e atendimento clínico interdisciplinar; e a importância da criação do Instituto de Dor da Universidade do Brasil, para estruturação, integração e apoio mútuo de nossa força de trabalho local.

Palestrantes convidados:

Prof. Manoel Jacobsen Teixeira

– Professor Titular de Neurocirurgia da FMUSP

– Coordenador do Centro Interdisciplinar de Dor do HC/FMUSP

– Diretor da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP

Dra. Lin Tchia Yeng

– Médica Fisiatra do Centro de Funcionalidade e Dor do Hospital das Clínicas, da USP

Programação:

09:00  abertura

09:05  Prof. Manoel Jacobsen Teixeira

– Dor

– O modelo interdisciplinar do Centro de Dor do HC-FM/USP

10:00  Dra. Lin Tchia Yeng

– Tratamento interdisciplinar de dor

10:30  Prof. André Monteiro

– A estruturação da área de DOR no mundo, no Brasil e na UFRJ

– A importância da criação do Instituto de Dor da Universidade do Brasil

11:00  Prof. Maurice Vincent – Moderador de perguntas à mesa e debate.

11:30  encerramento

Coordenador: Prof. André Antonio Monteiro –Coordenador do Curso de Especialização em Dor Orofacial e da Disciplina Eletiva de Disfunção Mastigatória, da Faculdade de Odontologia, UFRJ.

Público alvo: alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, profissionais da área de dor e público externo.

Dia(s): 20/03/2015

Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 - Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/Brasil CEP