Editora UFRJ entra na roda com Samba, sambistas e sociedade

Debates e Encontros

Samba, sambistas e sociedade: um ensaio etnomusicológico
Samuel Araújo
272 p. ; 16 x 23 cm.
ISBN: 978-65-88388-34-1
Editora UFRJ, 2021
Lançamento: 17 de dezembro, às 20h, com transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no canal do YouTube https://www.youtube.com/ForumdeCienciaeCulturadaUFRJ

Dia(s): 17 dez 2021

Local:

Online: A Editora UFRJ traz para a roda Samba, sambistas e sociedade: um ensaio etnomusicológico, de Samuel Araújo, que apresenta uma história crítica do samba na cidade do Rio de Janeiro do início dos anos 1990. O lançamento será no dia 17 de dezembro, às 20h, com transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube https://www.youtube.com/ForumdeCienciaeCulturadaUFRJ. O livro já está disponível para download gratuito no site www.editora.ufrj.br e em breve a versão impressa também estará disponível para venda no site da Editora e nas lojas da Livraria da Travessa. O foco mais específico do texto recai sobre a elaboração de sambas enredo e algumas particularidades do trabalho musical das baterias de escolas de samba. Samuel Araújo procura ilustrar a relação entre ambos os fazeres e sua importância para a solução de dilemas sociais de maior abrangência no país e para a mediação entre os diversos aspectos do samba, propondo romper com estratégias na área da música, como a de inferiorização de negras e negros brasileiros. O autor recusa o fortalecimento do status quo eurocêntrico, que desqualifica a produção de não ocidentais, não europeus e não brancos e introduz o conceito de “trabalho acústico”, que estabelece condições para que a produção artística de afrodescendentes e a porção de humanidade que estes representam se mostrem em toda plenitude produtiva e comunicacional. No debate de lançamento Samuel Araújo, professor titular de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ, debaterá sobre o tema com Oscar Bolão, baterista, percussionista e autor especializado nos diversos gêneros brasileiros de música.

Valor: gratuito
Período de inscrição: não é necessária inscrição
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ