Editora UFRJ lança Cartas de Haroldo de Campos a Inês Oseki-Dépré

Exposições, Mostras e Lançamentos

A Editora UFRJ, em coedição com ‘Poiesis gestão cultural, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Solidária, publica Cartas de Haroldo de Campos a Inês Oseki-Dépré (1967-2003). O livro, organizado por Inês Oseki-Dépré, com colaboração de Vinícius Carneiro, será lançado no dia 21, às 18h, no anexo da Casa Guilherme de Almeida, à rua Cardoso de Almeida 1943, em São Paulo, e no dia 26 de setembro, às 19h, na Janela Livraria, à rua Maria Angélica, 171, loja B, Jardim Botânico, no Rio.

Da obra do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos, amplamente conhecida pelo público nacional e internacional, talvez um gênero praticado regularmente por ele não tenha sido devidamente difundido até hoje: a troca de cartas com poetas, críticos e tradutores de todo o mundo. Nesse livro, o leitor terá acesso às cartas que Haroldo de Campos enviou durante muitos anos a Inês Oseki-Dépré, que se mudara no final dos anos 1960 para a França e foi interlocutora, tradutora e amiga do poeta por quase quatro décadas. Através de dezenas de cartas, Haroldo de Campos discute com Oseki-Dépré questões literárias diversas, comentando especialmente a tradução que ela faria, ao longo dos anos, da obra mais significativa do poeta, Galáxias. O livro traz imagens de algumas dessas cartas, as quais ilustram o vigor e o rigor característicos desse personagem fundamental da nossa literatura.

A correspondência documenta contatos com pensadores e artistas relevantes para a obra de Haroldo de Campos, cobrindo um período representativo da sua trajetória pessoal e intelectual, de 1967, quando a poesia concreta já havia se estabelecido como movimento internacional e da qual ele foi um expoente, até sua morte, em 2003.

A primeira carta de Haroldo endereçada a Inês, de 6 de março de 1967, registra seu interesse e sua curiosidade em relação ao ambiente intelectual francês (mais precisamente, parisiense). As décadas de 1960 e 1970 se caracterizam, de fato, e talvez até um pouco mais tarde na França, por uma grande e excepcional efervescência intelectual.

Os grandes nomes da filosofia (Michel Foucault, Louis Althusser, Jacques Derrida, Gilles Deleuze…), da crítica literária (Roland Barthes, Phillipe Sollers, Julia Kristeva…) e da literatura viviam então em Paris, e a linguística e a poética se destacavam entre as disciplinas que intensificavam os debates da época: Roman Jakobson, Tzvetan Todorov, Gerard Genette e Algirdas Greimas aplicam métodos formalistas, inaugurados por Claude Lévi-Strauss na antropologia, ao estudo da literatura. Haroldo, atraído por esse ambiente, tem relações pessoais com muitos desses intelectuais e, desde o início, deseja introduzir Inês a eles. É o começo de uma grande amizade, baseada em confiança, empatia e interesses comuns, encerrada pela morte do poeta, que nas cartas para Inês costumava se despedir com “Um grande abraço de seu amigo de sempre!”.

Inês Oseki-Dépré é doutora em Letras Modernas pela Universidade Aix- Marseille, onde foi Professora Titular de Literatura Geral e Comparada de 1993 a 2011, criou o Master de Tradução Literária e hoje é Professora Emérita. Publicou mais de 50 artigos em livros e revistas literárias e mais de 20 volumes entre ensaios e traduções.
Vinicius carneiro é doutor em Teoria da Literatura (PUCRS), tradutor e professor na Universidade de Lille. Entre outras obras, organizou, com Ricardo Berberena, Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea (Luminara, 2014) e traduziu, com Mathilde Moaty, Cartas a uma negra, de Françoise Ega (Todavia, 2021). Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Oulipo e a Poesia concreta.

Cartas de Haroldo de Campos a Inês Oseki-Dépré (1967-2003)
Germano Nogueira Prado
352 p. 18 x 27 cm;
ISBN: 978-65-88388-19-8
Editora UFRJ
2022

Lançamento: dia 21 de setembro de 2022, às 18h, no anexo da Casa Guilherme de Almeida, à rua Cardoso de Almeida 1943, em São Paulo;
26 de setembro de 2022, às 19h, na Janela Livraria, à rua Maria Angélica, 171, loja B, Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Dia(s): 26 set 2022

Local: Janela Livraria
Rua Maria Angélica, 171, loja B, Rio de Janeiro, RJ, Jardim Botânico

Período de inscrição: Não é necessária inscrição