Editora UFRJ promove debate ao vivo sobre livro Ciência e Liberdade

A Editora UFRJ transmite ao vivo debate sobre o livro Ciência e Liberdade: escritos sobre ciência e educação no Brasil, do prestigiado físico e pensador José Leite Lopes (1918-2006), no próximo dia 21/05, às 17h, pelo Facebook.

Os debatedores convidados são Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da USP, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e membro da Academia Brasileira de Ciências; Angela Leite Lopes, professora titular aposentada da Escola de Belas Artes da UFRJ; e José Sérgio Leite Lopes, professor titular do Museu Nacional da UFRJ e coordenador do Programa de Memória dos Movimentos Sociais – Memov, do Fórum de Ciência e Cultura.

O evento faz parte do projeto 100 anos, 100 livros, cuja proposta é promover debates em torno dos livros do catálogo da Editora e de temas de interesse da sociedade. O público também poderá participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que serão transmitidos os encontros, os quais terão duração média de uma hora e ocorrerão mensalmente.

Além dos debates, o projeto prevê a disponibilização para download gratuito no site da Editora UFRJ, ao longo de 2020,  de, no mínimo, 100 livros, de várias áreas do conhecimento, que marcaram a trajetória da Editora. Embora seja inspirado na comemoração do centenário da UFRJ, o objetivo é que o projeto se torne permanente.

As transmissões contam com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ –Dirac, que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo dos debates.

Acessar: https://www.facebook.com/editora.ufrj/

Dia(s): 21 maio 2020