Educação antirracista e as práticas curriculares na universidade

Apresentação

O presente Colóquio é organizado pelo projeto POLITICS | A política de antirracismo na Europa e na América Latina, em conjunto com a Faculdade de Educação da UFRJ, e tem como objetivo refletir acerca dos desafios e conquistas no ensino superior público brasileiro no âmbito dos avanços e desafios da agenda antirracista no campo da educação superior. A inclusão das demandas advindas da agenda antirracista no sistema educacional brasileiro, fruto da luta dos movimentos sociais (negros e indígenas) ganhou novos contornos a partir dos anos 2000 e nessa perspetiva nos interessa promover um debate crítico sobre as conquistas e os entraves surgidos a partir da implementação das políticas de combate ao racismo e afirmação da diversidade étnico-racial no campo educacional. O Colóquio Nacional «Educação antirracista e as práticas curriculares na universidade pública brasileira» pretende fomentar o debate sobre os processos de produção de conhecimento sobre raça e (anti)racismo em cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) do ensino superior, e Institutos e Centros Federais de Educação (IFB/CEFET), com especial atenção às práticas curriculares.

Pretendemos gerar um espaço de diálogo e troca de experiências acerca dos impactos das políticas públicas antirracistas como a Lei nº 10.639/2003, Lei nº 11.645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) e seus desdobramentos, especialmente nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura e graduação, com especial atenção às Ciências Humanas e Sociais. Pretendemos refletir em que medida o avanço da agenda antirracista possibilitou mudanças políticas, pedagógicas, curriculares e, por quê não, epistemológicas no ensino superior público brasileiro.

Dia(s): 4 dez 2020
Horário: O dia inteiro

Local:

Online: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2020/coloquio-nacional-educacao-antirracista-e-as-praticas/apresentacao

Período de inscrição: 30/11/2020
Site: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2020/coloquio-nacional-educacao-antirracista-e-as-praticas/apresentacao
Instituição responsável: CES - Universidade de Coimbra; Faculdade de Educação - UFRJ
Email do organizador: amilcarpereira@hotmail.com