Educação, cultura e museus: interseções entre ciências e saúde

O museu é um espaço vivo, de onde converge um fluxo constante entre presente, passado e futuro. Nesses ambientes não formais de aprendizagem, os processos educativos em saúde e ciências estão entrelaçados, (re) construindo  sentidos e significados sobre a vida. No dia 02 de outubro será realizado o seminário Educação, cultura e museus: interseções entre ciências e saúde, das 13h às 15h, no Bloco A, sala 11, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento é organizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes).  Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

A roda de debate contará com a participação de Regina Dantas, docente da UFRJ nos programas de pós-graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (PPGHCTE) e em Geociências do Museu Nacional (PPGEO/MN), além de ser assessora do Diretor do Museu Nacional, onde  trabalhou por 33 anos como historiadora e foi diretora adjunta de administração. Hoje, coordena projetos de pesquisa e extensão sobre a história das instituições científicas brasileiras e suas coleções científicas, com destaque para o MN.

E de Guaracira Gouvêa, docente dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)  e Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ). Atua com educação não formal, principalmente nas áreas de educação em ciências, linguagens/imagens, museu de ciência e formação de professores presencial e a distância, tendo já trabalhado no  Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A mediadora do encontro será Jéssica Brito, licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ e mestranda do Nutes. No MN, Jéssica já atuou como educadora e mediadora pela Seção de Assistência ao Ensino (SAE).

O Seminário é uma atividade realizada regularmente pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Nutes/UFRJ. A organização do evento emitirá certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.

Educação, cultura e museus: interseções entre ciências e saúde

Local: Sala A1-011, Bloco A, Nutes/CCS/UFRJ
Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão

Informações: seminarios@nutes.ufrj.br