Encontro com a História “O mapa que inventou o Brasil”

encontro_com_a_historia_marco_2014

MAST apresenta a palestra “O mapa que inventou o Brasil”
No dia 19 de março, quarta-feira, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) dará início ao Encontro com a História de 2014, às 14h, com a palestra “O mapa que inventou o Brasil”, que será proferida pela professora Junia Ferreira Furtado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento acontecerá no Auditório do Prédio Anexo do MAST, Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. A entrada é gratuita. Os interessados poderão acompanhar a transmissão, em tempo real, pelo site www.mast.br.

Costuma-se pensar que os mapas são feitos para que se possa visualizar um território previamente definido. E de fato, em geral, é assim. Mas esse não foi o caso do Brasil. Quem conta a história, que se desenrola ao longo da primeira metade do século 18, é a palestrante Junia Ferreira Furtado, vencedora da oitava edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica.

Neste evento, organizado pelo grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação, a palestrante fala sobre sua pesquisa que investiga a colaboração entre Dom Luís da Cunha e o geógrafo do rei da França, Jean- Baptiste Bourguignon D’Anville, para a produção da Carte de L’Amérique Méridionale, apresentada no Tratado de Madri, em 1750, e que terminou por traçar as feições do atual território brasileiro.
O Encontro com a História acontece mensalmente, no campus do MAST, com entrada gratuita. A série começou em 1998 como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Museu de Astronomia. A partir de 2002, estes seminários foram abertos ao público e, já com o nome “Encontro com História”, passaram ao formato atual, com a proposta de debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.

Grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação
O grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação, coordenado por Moema de Rezende Vergara, pesquisadora do MAST, visa investigar as interações entre a produção de representações a respeito do território nacional e a produção científica entre os anos de 1870-1930, tais como a descrição da natureza e os estudos sobre recursos naturais. O objetivo é analisar como determinados símbolos, como o mapa nacional, mobilizaram conhecimentos científicos, como a cartografia e a geodesia.

Nesta pesquisa, busca-se destacar o papel da astronomia e sua aplicação na representação do território nacional, tendo como ponto de partida documentos depositados no Arquivo de História da Ciência do MAST. Recebem especial atenção os instrumentos científicos utilizados nos trabalhos de demarcação que também se encontram no acervo do MAST.

Esta pesquisa procura evidenciar os agentes, as instituições e a materialidade da produção científica nesse período, que contribuíram para o mapeamento e demarcações no território nacional e nos limites internacionais. Atualmente, a pesquisa está voltada para o estudo do processo de definição de limites entre o Brasil e a Argentina, no começo do século XX.

 

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 19/03/2014
Horário: 14:00 - 17:00

Local: Auditório do MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não foi informado
Site: Não foi informado
Instituição responsável: Não foi informado
Email do organizador:Não foi informado
Telefone de contato: Não foi informado

Comments are closed.