Encontro História Filosofia Religião: Conversações 4 / O sentir do universo: diálogos entre filosofia, fé e ciência

1277283_420635838048053_1194588272_o

O Programa de Estudos Avançados (IDEA-ECO/UFRJ) convida para o Encontro:

História Filosofia Religião: Conversações 4

O sentir do universo: diálogos entre filosofia, fé e ciência

Após três edições, a organização do Encontro História Filosofia Religião identificou a importância e a necessidade de trazer de volta para as conversações a ciência, evidenciando suas relações com a verdade, a eficácia e as simulações, bem como as diferentes vias que lhe permitem ter acesso e modelar a matéria bruta da vida e do mundo. Para abordar o tema do Encontro 4 (“O sentir do universo: diálogos entre filosofia, fé e ciência”), as apresentações e debates serão permeados por análises sobre a criaçãocosmologiamísticametafísica e razão, e conduzidos por pesquisadores de diferentes áreas de atuação e filiações de pensamento.

:: Palestrantes e temas

MARCIO TAVARES D´AMARAL – A filosofia silenciada e a ciência ascética: alguém ainda conduz a busca da verdade?

Professor titular emérito da UFRJ-ECO. Coordenador e pesquisador do Programa Idea.

MARIA CLARA BINGEMER  Mística: comunhão com o universo

Professora associada do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Coordenadora da Cátedra Carlo Maria Martini da PUC-Rio. Pesquisadora 1A do CNPq.

MÁRIO NOVELLO – Prolegômenos à metacosmologia: o infinito e os modos de criação do universo

Cosmólogo. Pesquisador emérito do CBPF/MCTI.

PAULO BLANK – Criação do Nada: Bereshit, mundo e tempo segundo o pensamento judaico

Psicanalista. Pesquisador independente de pensamento judaico. Pesquisador associado ao Programa Idea.

SERVIÇO:

Coordenação e moderação do Encontro: Prof. Marcio Tavares d´Amaral (ECO/UFRJ)

Local: Sala Vianinha, Escola de Comunicação da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha – Rio de Janeiro)

Data: 27 de setembro de 2014 (sábado)

Horário: 9h30 às 13h

Formato: Exposição e debate abertos ao público

Inscrição: A participação no Encontro é gratuita. É necessário enviar mensagem para o endereço hfrconversacoes@gmail.com, informando nome, atividade/função que exerce e/ou local de atuação. Mais informações pelo endereço acima ou pela página facebook.com/HistoriaFilosofiaReligiao.Interfaces.

Organização: IDEA (Programa de Estudos Avançados)

Apoio: ECO/UFRJ

Por orientação da Prefeitura da Praia Vermelha/UFRJ, o acesso ao estacionamento do campus nos finais de semana está condicionado ao registro e envio dos dados do motorista (ID, CPF e nome completo) e do carro (modelo, cor e placa). Os dados podem ser enviados para o e-mail de inscrição indicado acima.

Dia(s): 27/09/2014

Local: Escola de Comunicação da UFRJ (Sala Vianninha)
Av.Venceslau Brás, nº 71 - Urca/Campus da Praia Vermelha
Rio de Janeiro - RJ CEP 21061030