Ensaio de ópera / A cartomante (até 25/06/2023)

Atividades Culturais e Espetáculos

O Projeto Ópera na UFRJ levará um duplo espetáculo aos palcos do Rio e Minas em 2023. Serão duas óperas apresentadas em sequência: “O Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing; e “A Cartomante”, de Eduardo Frigatti.

Apostando na metalinguagem para desenvolver uma comédia sobre o próprio universo operístico, “O Ensaio de Ópera” é um divertido singspiel (subgênero que alterna diálogos e trechos cantados) no qual um nobre, apaixonado pelo gênero, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. Já ‘A Cartomante’, uma das finalistas do concurso instituído em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera, é baseada num famoso conto de Machado de Assis e terá sua estreia mundial (primeira encenação). Foi o que explicou o Maestro André Cardoso, que participará da regência de ambas.

A direção-geral fica a cargo de Lenine Santos, que descreve a produção de um evento de tal porte como desafiadora, mas satisfatória. “A experiência de produzir duas óperas este ano, num espetáculo dinâmico, complexo e metalinguístico, foi repleta de desafios que fomos superando a cada dia. Estamos muito felizes com o resultado que o esforço coletivo nos trouxe”, comentou.

As datas são: 22/06/2023 (19h), 23/06/2023 (19h), 24/06/2023 (17h) e 25/06/2023 (17h) no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ; 01/07/2023 (19h) no Cine Theatro Central de Juiz de Fora, MG; e 03/07/2023 (13h) no Auditório do CT da UFRJ, na Ilha do Fundão. A entrada é franca.

Fruto de uma parceria que envolve a Escola de Música, a Escola de Comunicação, a Escola de Belas Artes e o Fórum de Ciência e Cultura, o Projeto Ópera na UFRJ integra professores e alunos de áreas como artes cênicas, cenografia, direção teatral, figurino, indumentária, música, produção, visagismo, regência coral e orquestral, além de mais de 150 elementos da Orquestra Sinfônica da UFRJ, para citar alguns envolvidos.

O Projeto Ópera na UFRJ une-se para essa produção ao Projeto Sinos (@sinos.art), resultado da parceria Arte de Toda Gente (@artedetodagente) , entre a Funarte e a UFRJ. A iniciativa também conta com o apoio de: Casa da Ciência; Circuito Proart; Faperj; Politécnica UFRJ; PPGM; Promus; UFJF/ Pró-Música.

Dia(s): 25 jun 2023

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Rua do Passeio, 98, Rio de Janeiro, RJ, 20021-290, Centro

Período de inscrição: Não é necessária inscrição