Exposição AUGUSTO BOAL

augs

Exposição “Augusto Boal” chega à UFRJ

consagrada exposição “Augusto Boal”, panorama sobre a vida e obra do autor, diretor, dramaturgo e escritor Augusto Boal (1931-2009) chega à UFRJ.

O evento apresenta a mostra multimídia, sob curadoria do cenógrafo Helio Eichbauer, que transita por seis décadas de história, política e artes cênicas de Boal, da ditadura ao processo de redemocratização do país, e exibe cartas, documentos, objetos pessoais, fotografias, cartazes e projeções, que remetem à formação deste artista carioca nascido na Penha, que revolucionou, dentro e fora do Brasil, o teatro no século XX.

Momentos históricos como o grupo Teatro de Arena, o musical Opinião, dezenas de encenações, livros e a fundação do Teatro do Oprimido serão apresentados numa síntese da impressionante produção de Boal a partir de 1956.

A mostra contará com visitas comentadas por monitores e por Cecilia Boal para grupos de estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e universitário, além de um pequeno ciclo de palestras sobre a relação de Augusto Boal com o teatro, a música e a politica:

13 de abril, às 18 h – Boal e a política

Palestrante: Dulce Pandolfi ( Professora e pesquisadora do CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas);

27de abril, às 18 h – Boal e o teatro;

Palestrante: Priscila Matsunaga ( professora e pesquisadora do Departamento de Letras, da UFRJ);

04 de maio, às 18 h – Boal e a Música

Palestrante: Jayme Vignoli ( Músico, professor da UNIRIO)

Horário de funcionamento: de segunda a sexta – das 11 às 17 h (agendamento prévio para visitas comentadas e grupos nos finais de semana e feriados)

Dia(s): 09/04/2015