Exposição Cidade Acessível prorrogada até dia 1º de fevereiro

banner_ca_prorrog 9 de dez 2014

A  exposição Cidade Acessível, que se realiza na Casa da Ciência da UFRJ, está prorrogada até dia 1º de fevereiro. Ela convida a vivenciar situações cotidianas que nos desafiam a pensar uma cidade para todos. A se colocar, na prática, no lugar do outro, desenvolvendo uma experiência por vezes inédita, a partir do caminhar, do cheirar, do tocar, do ver, ouvir e sentir.

É possível andar pela Cidade Acessível com venda nos olhos, abafadores de som, cadeiras de rodas, com pesos adicionais nos braços e pernas, entre outros desafios que nos aproximam daqueles vivenciados por cegos, surdos, cadeirantes ou idosos, por exemplo. Conferir tecnologias como o DosVox, que já estão disponíveis para dar acesso à internet a cegos, ou videoguias em LIBRAS para surdos, além de assistir a depoimentos significativos especialmente filmados para a exposição.

A Folguedo e a Casa da Ciência da UFRJ, responsáveis, respectivamente, pela realização e co-realização do evento, buscam instigar a interpretação imaginativa, sensorial e reflexiva nas diversas possibilidades de leituras que a exposição oferece. Amplia-se, assim, o conceito de acessibilidade em favor de um verdadeiro exercício de autonomia e questiona-se a noção de inclusão como uma benesse social. A Unimed-Rio, patrocina o projeto por acreditar na relevância desse processo de afirmação de direitos.

Haverá um período de recesso da exposição de 22 de dezembro a 5 de janeiro de 2015. A partir de 6 de janeiro, as atividades da Casa da Ciência serão retomadas, permanecendo aberta a visitação à Cidade Acessivel  até dia 1º de fevereiro de 2015. Confira  mais detalhes sobre o evento em um site especialmente dedicado à exposição: www.exposicaocidadeacessivel.com.br

Serviço:

Exposição Cidade Acessível