Exposição de Pinturas: o Corpo como Poética na Pintura Contemporânea

Divulgação site UFRJ

O Corpo como poética na pintura contemporânea

A exposição coletiva “O Corpo como poética na pintura contemporânea” é derivada de uma pesquisa alocada no Curso de Graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Na fronteira dos 200 anos da EBA/UFRJ essa exposição mostrará parte da produção de docentes, discentes e graduados pelo Curso, trazendo a linguagem pictórica conectada à poética ‘corpo’ em diversas abordagens que apontam para a reflexão acerca do corpo como signo. Os artistas pesquisadores investigam a representação do corpo e da sua significação dentro de questões contemporâneas, visando realizar conexões entre a identidade daquele que é representado e a sua condição dentro de um mal-estar pós-moderno por todos compartilhado. Mesmo que cada artista direcione seus trabalhos de forma independente e original, todos no grupo seguiram uma mesma metodologia desenvolvida pelos orientadores da pesquisa, aliando a análise semiótica da imagem à produção imagética no campo híbrido entre as linguagens fotográfica e pictórica.

O grupo de pesquisa é orientado pelo prof. Me. Lícius Bossolan, coorientado pela profa. Dra. Martha Werneck e composto pelos graduandos Ana Clara Badia Guinle, Andressa Lamarca, Letícia Nascimento e Antônio de Araújo. Nessa exposição contamos também com a participação de graduados que integraram o grupo de pesquisa em anos anteriores: os pintores Frederico Arêde e Bruna Azevedo. O grupo recebe apoio da PR1/UFRJ através do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural – PIBIAC.

Prof. Me Lícius Bossolan e Profa. Dra. Martha Werneck

Palavras-chave:

exposição – pintura – EBA – UFRJ – corpo – contemporâneo – poética

Centro de Cultura Raul de Leoni

Abertura 02 de setembro, 19:00 h

Exposição de 03 a 30 de setembro de 2016

Terça a sábado, das 13h às 18h. domingo e feriado: 12h às 17h.

Sala Djanira

Dia(s): 2 set 2016 - 30 set 2016

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro, Petrópolis, Rio de Janeiro, 25685-380, Sudeste

Período de inscrição: Não há inscrição.
Site: http://www.eba.ufrj.br/
Instituição responsável: UFRJ (Escola de Belas Artes)
Email do organizador: liciusbossolan@gmail.com