Exposição ILLUSTRE

A exposição ILLUSTRE é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro que visa à divulgação dos resultados obtidos na realização da pesquisa científica A luz artificial na composição dos interiores das residências cariocas na passagem do século XIX para o XX, com o intuito de se comemorar 2015 como o ano da LUZ, conforme declarado pelo Unesco.

A iniciativa pretende abrir para a comunidade discussões em relação à sociedade moderna e contemporânea que faz uso da iluminação elétrica no seu dia a dia, participando assim dessa comemoração.

A pesquisa que baseia a exposição tem caráter interdisciplinar e está relacionada tanto com o relato da história, quanto com a problemática atual da sustentabilidade. Ela investiga as implicações do uso da eletricidade para fins de iluminação e suas implicações no modo de vida da população que corresponde diretamente aos hábitos, usos e costumes das pessoas na contemporaneidade. O conteúdo aqui exposto trava uma relação entre tecnologia e sociologia que afeta diretamente o campo das artes, mais especificamente, no caso, das artes domésticas.

A escolha do local foi feita pelo fato da residência de Rui Barbosa apresentar o cenário apropriado ao ser um registro do modo de vida na virada do século XIX para o século XX. Seu acervo é objeto de estudo da pesquisa divulgada nesta exposição e o publico pode ter acesso a ele ao visitar o Museu-casa.

A exposição conta com o apoio da Escola de Belas Artes da UFRJ, onde a pesquisa se encontra registrada como uma das atividades do curso de Composição de Interior e é parte das realizações da EBA rumo aos 200 anos, a serem completados em 2016. Ela também conta com o apoio da PR3 – Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, através do Edital de Apoio à Organização de Eventos edição 2015.

Esse trabalho científico desenvolvido por professores e alunos da UFRJ mantém vinculo com a Fundação Casa de Rui Barbosa, através do grupo de pesquisa Museu-casa: memória, espaço e representações, assim como com o PROARQ Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU / UFRJ, através do grupo de pesquisa GPAS: Projeto, Arquitetura e Sustentabilidade.

Dia(s): 13 out 2015 - 13 dez 2015
Horário: O dia inteiro