Exposição: O corpo como poética na pintura contemporânea

O Corpo como poética na pintura contemporânea

A exposição coletiva O Corpo como poética na pintura contemporânea resulta de pesquisa teórica e prática desenvolvida no Curso de Graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Na fronteira dos 200 anos da instituição, essa exposição mostrará parte da produção de 16 artistas: docentes, discentes e graduados pelo Curso, que exibem trabalhos onde a linguagem pictórica está conectada à poética ‘corpo’ em abordagens diversas.

Na mostra o corpo é entendido como signo, investigado a partir de questões contemporâneas que tangem sua condição frágil, a identidade do corpo representado, a teatralidade e um certo mal-estar que  permeia as percepções de si e do outro na Pós-modernidade. Mesmo que cada artista direcione seus trabalhos de forma independente e original, o grupo de pesquisadores seguiu uma mesma metodologia, aliando a análise semiótica da imagem à produção imagética num campo híbrido entre as linguagens fotográfica e pictórica. Assim, como resultado temos uma produção plural, com abordagens estéticas diversas, desenvolvidas de modo a contemplar pesquisas individuais que se costuram a partir da pesquisa em grupo, da linguagem da pintura e da representação do corpo.

O grupo de pesquisa é orientado pelo prof. Me. Lícius Bossolan e coorientado pela profa. Dra. Martha Werneck. Os artistas Ana Clara Badia Guinle, Andressa Lamarca, Antônio de Araújo, Bruna Azevedo, Frederico Arêde e Letícia Nascimento, destacam-se nessa exposição e integraram o grupo de pesquisa em anos anteriores. Atualmente o grupo é composto pelos graduandos Caio Barberan, Igor Pereira Cavalcanti, Juliana Brito, Júlia Quaresma, Maria Paganelli, Paula Isabelle, Paulo Cesar e Pedro Neves.

Abertura: 16 de agosto às 19h

Exposição: de 17 de agosto a 22 de outubro de 2017, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. Local: Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro

Dia(s): 16 ago 2017 - 22 out 2017
Horário: O dia inteiro