Debates e Encontros

MediaLab.UFRJ realiza evento internacional sobre tecnologia e política

Encontro online acontecerá de 27/09/2021 a 01/10/2021 e terá participação do filósofo camaronês Achille Mbembe

Habitar as falhas: esta é a provocação lançada pelo evento #FAIL | Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas. As falhas podem representar uma oportunidade para contestar e renegociar processos que, em condições normais, pareceriam inquestionáveis. O MediaLab.UFRJ e a rede Lavits, em parceria com a Eco.Pós (UFRJ) e a organização Derechos Digitales e com o apoio da Faperj, realizam o encontro online nos dias 27, 29, 30/09/2021 e 01/10/2021, com transmissão ao vivo pelo canal do MediaLab.UFRJ no Youtube.

O evento receberá em sua mesa de abertura o filósofo camaronês Achille Mbembe, autor das obras Políticas da Inimizade – da qual se destaca o ensaio Necropolítica –, Crítica da Razão Negra e, a mais recente, Brutalisme. A mesa de abertura contará ainda com a pesquisadora e curadora portuguesa Margarida Mendes e será mediada pela coordenadora do MediaLab.UFRJ, Fernanda Bruno.

Além da mesa de abertura, a programação é composta por quatro mesas temáticas que percorrem territórios especialmente férteis em falhas, bugs e panes: #FAIL Neoliberal, #FAIL Tecnológico, #FAIL Climático e #ATAFONA: estéticas da erosão.

O encontro convida a explorar a falha como lócus privilegiado para o entendimento do nosso tempo, assim como para sua urgente reimaginação e reconstrução, em um momento de sobreposição de panes: a falha da promessa tecnológica e o crescente poder extrativo das plataformas digitais; a falha da democracia e a ascensão dos neototalitarismos; a falha ambiental e o novo regime climático; a falha epistemológica e o colapso dos regimes modernos de verdade; a falha econômica e as ruínas do neoliberalismo. E, por fim, a “falha das falhas”: a pandemia de Covid-19.

A proposta do evento é “fazer das múltiplas falhas que nos interpelam brechas para disputar futuros possíveis e criar mundos comuns pelos quais sejamos capazes de responder”, explica Fernanda Bruno.

A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Para quem desejar obter certificado de participação, as inscrições estão abertas neste link.

Sobre o MediaLab.UFRJ e a Lavits

O MediaLab.UFRJ é um laboratório experimental e transdisciplinar sediado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas pesquisas voltam-se para os cruzamentos entre tecnopolíticas, subjetividades e visibilidades. Com forte ênfase nas interseções entre transformações tecnológicas e mudanças sociais, o laboratório investe na experimentação de diferentes linguagens, metodologias e perspectivas conceituais na produção e na divulgação dos conhecimentos, de modo a tornar o laboratório permeável às urgências políticas e sociais do presente.

A Lavits é uma rede formada por pesquisadores, ativistas e artistas latino-americanos voltados para as questões que envolvem novas tecnologias e o aumento da vigilância sobre os cidadãos por parte dos governos e de grandes corporações.

Dia(s): 27 set 2021 - 1 out 2021

Local: