FCC promove debate sobre política de comunicação para a UFRJ

Ciclo de Debates com o objetivo de formular uma política de comunicação para a UFRJ.

O Fórum de Ciência e Cultura convida para o ciclo de debates Você se comunica? com o objetivo de formular uma política de comunicação para a UFRJ. O desafio é construir uma plataforma integrada que permita aos diferentes setores da comunidade universitária, alternativa e simultaneamente: a) gerarem e divulgarem conteúdos; b) terem acesso, através de meios propiciados pela Universidade, a conteúdos gerados no universo acadêmico nacional e internacional e, de forma mais ampla, às múltiplas manifestações contemporâneas no campo cultural, artístico e científico.

Nesse sentido, é preciso refletir sobre a necessidade de criação de um sistema de comunicação para a UFRJ que contemple, articule e difunda, de forma interdisciplinar, transversal e colaborativa, sua produção. A democratização dos meios de acesso e de difusão de informação está associada, direta e necessariamente, à capacidade que demonstramos de organizar, selecionar, estocar e estruturar formas amigáveis de acesso. O avanço das novas tecnologias de informática e comunicação oferece novos e poderosos meios para atingirmos este objetivo, a custos decrescentes. Trata-se, pois, de conceber, discutir, projetar e implantar a(s) plataforma(s) de que dependerá a afirmação de nossa Universidade como uma verdadeira comunidade comunicativa.

Serão decisivos todos os esforços consagrados a simplificar formas de acesso ao uso de espaços virtuais para propósitos de divulgação ou produção de conhecimento, com regras e procedimentos claros. O potencial de convergência das mídias proporcionado pelas tecnologias digitais deve ser aproveitado para a multiplicação do acesso ao conhecimento científico, cultural e artístico resultando em visibilidade à instituição, por meio de usos criativos da linguagem audiovisual e de recursos multimídia.

O Você se comunica? pretende articular os saberes de várias áreas de conhecimento, bem como organizar e promover de maneira mais intensa o diálogo intra e extramuros. Estão convocados todos os segmentos da comunidade universitária, de todas as áreas de conhecimento e de todas as disciplinas. Sua contribuição com propostas é condição essencial para que se expressem a riqueza e a diversidade de nossa produção. Os resultados serão apresentados para discussão e aprovação por nosso Conselho Universitário. Mobilize-se, manifeste-se, participe.

Realização: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

• 11 de setembro: Debates
    CBAE – 9h às 17h
    Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo – RJ/RJ