GeoDia em Araruama e Saquarema

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra.

Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica biodiversidade que se desenvolve nesse substrato.

No próximo dia 31 de agosto de 2019 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar uma visita a dois importantes geossítios:

A primeira atividade ocorrerá pela manhã, às 09:30h, na Lagoa Vermelha, localizada na divisa entre os municípios de Araruama e Saquarema, compartilhando informações sobre a formação de estromatólitos e esteiras microbianas no seu leito e nos tanques da salina existente em suas margens. A importância deste sítio é internacional, relacionando-se, principalmente, ao entendimento da evolução da vida na Terra, além de se poder apreciar a técnica da retirada do sal, a arquitetura e paisagem típica com cata-ventos! Vamos poder observar, ainda, a vegetação de restinga e os pássaros, estes últimos com a parceria da organização Blue Birds BR (https://www.bluebirdsbr.com/br-inicio).

A segunda parte do evento será de tarde, às 13:00h, no Promontório da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Saquarema, onde conversaremos sobre rochas metamórficas, de 2 bilhões de anos, e rochas subvulcânicas com 130 milhões de anos. Do local, é também possível visualizar o cordão arenoso e a Lagoa de Saquarema, originada da evolução de ilhas barreiras pelas variações do nível relativo do mar no Quaternário. A igreja, tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi construída em 1640! Este local também faz parte do roteiro do Projeto Caminhos de Darwin e recebeu um painel do Projeto Caminhos Geológicos.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente, o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ e UERJ.

Dia(s): 31 ago 2019

Local: Lagoa Vermelha, Araruama