GeoDia em Cabo Frio

Atividades Culturais e Espetáculos

Em 02/07, sábado, a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 9ª edição do evento, com visita a um importante geossítio.

A atividade ocorrerá pela manhã, das 09:30 às 13h, na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, uma área de rara riqueza ambiental, pré-histórica e histórica.

O prédio, de 1690, é uma das poucas construções jesuíticas ainda de pé no território brasileiro. Faz parte de sua sede: uma casa-grande, a igreja de Santo Inácio e o cemitério. Através de uma caminhada pelos arredores da Fazenda, poderemos observar evidências de um sambaqui abaixo e no entorno das construções. São sítios arqueológicos que contêm material conchífero, ósseo, além de artefatos de rochas e outros materiais. Também foram encontrados artefatos líticos e cerâmicos mais novos que o sambaqui.

Após 1850, a Fazenda funcionou como local de recepção de escravizados, cujo tráfico era proibido. Hoje pertence à Prefeitura de Cabo Frio. D. Pedro II, Charles Darwin, entre outros naturalistas e personalidades, ali se hospedaram. Por tamanha relevância, levou ao tombamento pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do INEPAC (2003), e como patrimônio nacional, pelo IPHAN (2011).

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, UFF e UERJ. Contaremos com a participação especial de Cyl Farney (Jardim Botânico/RJ), Luiz Guilherme Scaldaferri (Secretarias de Educação – Cabo Frio e Armação dos Búzios) e Nilma Accioli (UFRJ).

Geologicamente, a Fazenda está localizada sobre a Formação Barreiras, caracterizada por depósitos arenosos e argilosos de cores variadas, muito ferruginosos. Depósitos mais recentes também podem ser encontrados, sendo resultantes das variações do nível do mar no Holoceno.

Uma ocorrência de solo tornou o local padrão para classificação dos solos brasileiros, sendo descrito na 1ª Reunião Brasileira para Classificação e Correlação de Solos (1979).

Ao conhecer a Fazenda Campos Novos, teremos a oportunidade de entender o porquê é considerado um dos sítios culturais mais importantes do nosso país. Locais assim mantêm viva a memória cultural e da Terra.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.

Quer participar conosco? A ficha de inscrição para as atividades já está disponível e as vagas são limitadas: https://forms.gle/KfpWcDAkrt7TV8U68

Dia(s): 2 jul 2022

Local: Fazenda Campos Novos