GEODIA EM IGUABA GRANDE E SÃO PEDRO DA ALDEIA

GEODIA EM IGUABA GRANDE E SÃO PEDRO DA ALDEIA: FALHAS GEOLÓGICAS, ROCHAS COM 2 BILHÕES DE ANOS & ORIGEM DA LAGOA DE ARARUAMA

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica biodiversidade que se desenvolve nesse substrato.

No próximo dia 12 de outubro de 2019 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 5ª edição do evento, com visita a três importantes geossítios.

A primeira atividade ocorrerá pela manhã, às 09:30, no Núcleo Experimental de Iguaba Grande da UFF (Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Veterinária), localizado no município de Iguaba Grande. Neste impressionante e preservado local, poderemos conhecer um pouco das estruturas do passado que esculpem a paisagem atual. Elas estão relacionadas com eventos grandiosos, na forma de falhas geológicas, que mostram os movimentos sísmicos por que passaram a região e sua importância para a ciência e educação. Fauna e flora preservadas tornam esta área de grande valor ecológico.

A segunda parte do evento será de tarde, às 13:30, em São Pedro da Aldeia, onde teremos a oportunidade de visitar dois belíssimos lugares de interesse geológico. O primeiro deles localizase na Praia da Baleia, com suas rochas datadas em cerca de 2 bilhões de anos e estruturas que demonstram os enormes esforços tectônicos por que passaram em sua longa existência.

Posteriormente, na Ponta da Areia, poderemos observar outra falha geológica na área da Guarda Municipal do município. Também discutiremos a origem geológica da Lagoa de Araruama.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Dia(s): 12 out 2019

Local: Núcleo Experimental de Iguaba Grande UFF