História dos Grandes Estados de África Ocidental – Senegâmbia

História Sociocultural, político e Econômico dos Grandes Estados de África Oeste

O curso tem como objetivo a divulgação da história de África, em diferentes períodos antes, durante e depois de ocupação árabe e colonização europeia. Através de apresentações que abordam questões referentes à construção de diferentes identidades sociais e suas manifestações culturais, políticas e econômicas nesse território com destaque na história dos IMPÉRIOS, REINOS E ESTADOS de Sene Gâmbia e parte de centro africano durante séculos IV a XX.
Pretende-se abordar papel de mulher no meio de produção, sistemas políticos e religiosas de cada povo cuja as identidades constituem as matrizes controladoras de poderes políticos nos territórios a serem apresentadas.

Cópia_de_segurança_de_publicacao igital ifcs

PROGRAMAÇÃO:

– África Tropical antes do Islão
– Reino de Ghana Séc. IV a X
– Império dos Almorávidas – Séc. XI a XII
– Islão na África Ocidental – Séc. X a XIX
– Império do Mali – Séc. XII a XV
– Império Songhay – Sec. XV a XVI
– Reino Kaabu (rio Geba) – Sec. XV a XIX
– Reino de Tukrur (rio Senegal)
– Reino Diara (rio Gambia)
– Impérios Teocráticos Fula – Séc. XVIII a XIX
– Chegada dos europeus nos Rios da Guiné de Cabo Verde – Séc. XV a XVII
– As colonizações Portuguesa, Francesa e Inglesa na Senegâmbia – XVII a XX
– Resistências Africanas Anti colonialistas – Séc. XIX
– Movimentos independentistas de Guiné Bissau, Senegâmbia e Guinée – Séc. XX

OBS: Serão disponibilizadas matérias de apoio: pasta, apostila, bloco de anotação, caneta e certificado em formato digital para participantes com 75% de participação.

Ministrante:
Maurício Wilson Camilo da Silva
Sociólogo e Urbanista – Pesquisador sócio do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro e pesquisador de história de África, associado ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa em Guiné Bissau e Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal.

Sena Annick Laetitia Abiou
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Religiosos (NER) cujos temas relacionados à religião e sociedade, antropologia das emoções, identidade étnica e cultura religiosa de matriz africana com especial atenção a conexão Brasil – Africa.

Dia(s): 7 maio 2016 - 28 maio 2016

Local: Auditório G2 (Faculdade de Letras/UFRJ)
Av. Horácio de Macedo, 2151, Bloco G, 2º andar - Faculdade de Letras - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917

Valor: R$ 25,00 reais.
Período de inscrição: Até 07 de Maio de 2016.
Site: www.pordentrodeafrica.com.
Instituição responsável: UFRJ (Faculdade de Letras-Centro Africano de Estudantes e Departamento de Literaturas Africanas).
Email do organizador: cea.ufrj@gmail.com.
Telefone de contato: 21983336324.