I Curso de Formação em Bioconstrução no LaVAPer

Já pensou em morar numa casa que respira, regula a temperatura e umidade, não contém produtos tóxicos, trata seus resíduos e ainda economiza dinheiro e energia porque usa os recursos locais?

Você sabia que construção civil é hoje um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global? Além disso também responde pela devastação de grandes áreas para mineração e a forma que é feita hoje é um agravante das ilhas de calor geradas nos centros urbanos. Quer aprender a fazer construções ecológicas com recursos de baixo impacto e baixo custo? Inscreva-se no I Curso de Formação em Bioconstrução no LaVAPer!

Com prazer convidamos a todos para o I Curso de Formação em Bioconstrução no LaVAPer, realizado pelo MUDA UFRJ – Mutirão de Agroecologia, um Programa de extensão, pesquisa e ensino do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social/ Centro de Tecnologia UFRJ e da Rede de Agroecologia da UFRJ.

=> Inscrições:

Bioconstrução é uma forma de construir que visa construir espaços saudáveis, de baixo custo e baixo impacto ambiental, tratando seus resíduos e buscando uma maior harmonia com o meio ambiente. Para isso são utilizados conhecimentos tradicionais e modernos trabalhando majoritariamente com recursos locais e materiais naturais como terra, madeira, bambu, resíduos sólidos e plantas. Busca promover ocupações humanas sustentáveis.

O curso é aberto pra todos, desejamos principalmente conseguir presença de público externo a universidade como agricultores e participantes de movimentos sociais, mas também a presença de funcionários dos serviços de manutenção, jardinagem e poda da UFRJ, técnicos-administrativos, estudantes e professores.

É um curso teórico e prático realizado QUINZENALMENTE ÀS SEXTAS-FEIRAS, DAS 13 ÀS 17H. Serão 20 horas certificadas através do Projeto de Extensão MUDA – Mutirão de Agroecologia: Centro de Tecnologias Sociais, vinculado à Escola Politécnica da UFRJ e ao NIDES.

Além da troca de conhecimentos e da prática de algumas técnicas, um dos objetivos do Curso é contribuir com a formação de pessoas para atuar nos projetos de extensão do MUDA e contribuir com a manutenção e implementação das obras sob responsabilidade do MUDA.

EMENTA DO CURSO:
1 – 30/08 Introdução à Bioconstrução
2 – 13/09 Saneamento Ecológico
3 – 27/09 Construção com Bambu
4 – 11/10 Construção com Terra
5 – 25/10 Avaliação

*Oficinas complementares a serem marcadas:
– Telhado verde
– Estruturas de Bambu
– Terra 2

FERRAMENTAS :
Temos algumas ferramentas mas para o bom andamento do curso, é importante que os participantes tragam suas ferramentas pessoais para que o trabalho seja mais proveitoso.

Ferramentas individuais para facilitar o trabalho:
Luva de proteção
Facão
Serra de poda

VESTIMENTA:
Utilizar vestimenta adequada para trabalhos com terra e trazer roupa extra. Tênis ou botas são fundamentais. Chapéu também é aconselhável. Para quem tem problema com mosquitos aconselhamos o uso de calças.

ALIMENTAÇÃO :
A alimentação será solidária e compartilhada. Haverá uma mesa de produtos agroecológicos, comprados em parceria com a Feira Agroecológica da UFRJ, e contamos com a contribuição de cada participante trazendo alguma coisa para compartilhar. Haverá também uma caixinha de contribuições conscientes para cobrir os custos.

REGISTRO:
Idealizamos num registro audiovisual do curso, de forma a produzir um mini-documentário, visto que este é um projeto-piloto emblemático que tem que se multiplicar pela UFRJ e servir de modelo pra todo Brasil. Por isso incentivamos a relatoria compartilhada, onde todos podem contribuir com fotos e vídeos e após o curso um grupo de trabalho vai editar a mídia produzida.

INSTRUTORES:

Tomé Lima – Graduado em Engenharia Ambiental UFRJ
Manuel Meyer – Graduado em Engenharia Ambiental UFRJ
Renan Tielas – Graduado em Engenharia Ambiental UFRJ
Giovanni Fontanetto – Graduando em Engenharia Ambiental UFRJ
Lucas Marques – Graduando em Meteorologia UFRJ
Renata Werner – Graduando em Serviço Social UFRJ
Mauro Nóbrega – Graduando em Geografia UFRJ

Saudações,
“pés no chão, mãos na massa e cabeça nas nuvens”

Dia(s): 30 ago 2019 - 25 out 2019

Local: Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura