I Encontro: O Ensino de Artes na Formação Universitária na UFRJ

O ensino em Artes, a formação de profissionais e pesquisadores na área de Artes, assim como da produção cultural e artística estão a exigir uma atenção especial da universidade. Mais além de colocar à disposição da sociedade e da educação básica quadros qualificados, os cursos nestas áreas podem e devem oferecer ao conjunto de nossos estudantes a possibilidade de complementação cultural e artística à sua formação profissional especializada, bem como a integralização de atividades de extensão, tornadas obrigatórias para todas as graduações.

i_logo_ensino_de_artes

No momento em que a Educação Pública brasileira está ameaçada pela PEC 241/2016. No momento em que as políticas e normas legais sobre Educação do país, se apresentam em pauta complexa, em que sem nenhuma discussão o governo reforma o Ensino Médio, pela Medida Provisória 746, retirando a obrigatoriedade do ensino de Arte dos currículos. No momento em que está colocada a Base Nacional de Currículo Comum e as diretrizes para as licenciaturas, é de extrema necessidade a abertura do diálogo sobre o papel específico do ensino das artes e sua sustentabilidade nas universidades brasileiras. Para tanto, é necessário a construção de uma pauta local de discussão e de avaliação didático-pedagógica no contexto da educação pública universitária. Tais reflexões requerem a incorporação de novas dimensões e demandas sociais, culturais e profissionais, de modo a responder às expectativas externas e realidades acadêmicas da UFRJ.  Neste sentido, estamos chamados a discutir os caminhos das artes na formação do autor, do artista, do designer, do pesquisador e do professor, bem como os seus lugares na sociedade.

A UFRJ ensina, pesquisa e faz extensão no campo de diferentes expressões artísticas que formam e conferem presença no desenvolvimento das Artes Visuais, Literárias, Musicais, Teatrais, do Design, da Dança, Perfomance, Fotografia, Cinema, da Arquitetura entre outras poéticas, no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Hoje, estas linguagens são parte da formação do estudante em bacharelados, licenciaturas e pós-graduações da Escola de Belas Artes, Escola de Comunicação, Escola de Educação Física e Desporto/Dança, Escola de Música, Faculdade de Letras, Colégio de Aplicação e a Escola de Educação Infantil, e de modo mediado de outras unidades acadêmicas também. Estas expressões ganham movimento para fora dos muros da universidade por meios dos cursos de iniciação, aprimoramento e aperfeiçoamento, assim como os projetos de extensão de toda a UFRJ. Esta riqueza e diversidade constituem um patrimônio ampliado a ser apoiado de maneira decisiva.

Desta forma, após a discussão do tema em três Plenárias realizadas na Cidade Universitária, nos meses de abril, maio e junho, a Comissão Organizadora formada pela Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a Pró-Reitoria de Extensão e pelo Fórum de Ciência e Cultura, convida a comunidade UFRJ, assim como o público externo, para participar do I Encontro – O ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA UFRJ.

Para mais informações, acesse: http://www.ensinodeartes.ufrj.br/.

Dia(s): 22 nov 2016 - 24 nov 2016

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ -​ Auditório CGTEC – CT2
R. Moniz Aragão, 360 - Bloco 1, Rio de Janeiro, RJ, 21941-594, Cidade Universitária

Valor:
Período de inscrição: Inscrições pelo site http://www.ensinodeartes.ufrj.br/inscricoes.
Site: http://www.ensinodeartes.ufrj.br/
Instituição responsável: UFRJ (Pró-Reitoria de Graduação; Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Pró-Reitoria de Extensão & Fórum de Ciência e Cultura)
Email do organizador: