I Fórum de Estudos Linguísticos “Consuelo Alfaro Lagorio”: Saberes para a formação de professores de espanhol no Brasil

I Fórum de Estudos Linguísticos “Consuelo Alfaro Lagorio”:
Saberes para a formação de professores de espanhol no Brasil
Faculdade de Letras, UFRJ
25 a 29 de Agosto de 2014
Programa de Pós Graduação em Letras Neolatinas
Faculdade de Letras / UFRJ

O I Fórum de estudos linguísticos “Saberes para a formação de professores de espanhol no Brasil” é um evento promovido pelo Programa de Pós Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ, com o intuito de homenagear a professora Consuelo Alfaro Lagorio, que se aposentará em agosto de 2014. A professora Consuelo Alfaro atua no programa de Pós Graduação desde 1987, sendo referência constante de levantamentos e resenhas dos hispanistas como a pessoa que mais orientou na área, sendo mais de 25 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado voltados para o ensino e a pesquisa em língua espanhola no Brasil.

O Fórum pretende ser um evento satélite do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, que será realizado na semana seguinte na UFRJ e pretende reunir pesquisadores de diversas instituições que tenham sido alunos ou trabalhado como colaboradores ou orientandos da professora Consuelo Alfaro ao longo desses anos. Trata-se de um elenco de 20 profissionais atuando em 11 Instituições de Ensino Superior e 3 profissionais atuando em Instituições de Ensino Médio ou Fundamental com ensino e pesquisa em língua espanhola. A congregação de professores de universidades e escolas de ensino médio e fundamental para discutir questões referentes a currículos, temas de disciplinas e ementas. A discussão de programas, disciplinas e ementas, considerando questões de reforma curricular, é uma urgência e não pode ser realizada sem que sejam ouvidos profissionais de universidades e de escolas, considerando os nortes do ensino e pesquisa em língua estrangeira e em língua espanhola que se pretendem para os próximos anos.

j

Map Unavailable

Dia(s): 25/08/2014 - 29/08/2014
Horário: O dia inteiro