I Jornada do Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da UFRJ

I JORNADA DO ARQUIVO HISTÓRICO DA ESCOLA DE BELAS ARTES / UFRJ
No dia 4 de junho de 2019, de 10h às 13h, no auditório E-2 da Faculdade de Letras, terá lugar a I Jornada do Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes / UFRJ. O evento, de natureza interdisciplinar, faz parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos e conta com a presença da professores e pesquisadores da Escola de Belas Artes, da Faculdade de Letras, do Sistema de Arquivos da UFRJ (SIARQ) e do Arquivo Nacional.

4 de junho de 2019 | 10h – 13h | Faculdade de Letras, Auditório E-2

Programação:

10h – 11h30 | Conferência: O Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes (UFRJ): percurso histórico, Sônia Gomes Pereira (Professora Emérita da Escola de Belas Artes, UFRJ/PPGAV/CBHA/CNPq)

11h30 – 13h | Mesa-redonda: Potencialidades interdisciplinares de um acervo documental: arquivologia, história da arte e filologia

Trabalhando em arquivos permanentes: uma experiência interdisciplinar, Antonio Laurindo (Arquivista e Coord. de Documentos Audiovisuais e Cartográficos, CODAC/COPRA/AN)

Potencialidades dos arquivos: a análise dos documentos do Siarq na perspectiva de Bernd Frohmann, Thays Lacerda (Historiadora, Arquivista e Chefe da Divisão de Preservação Documental do Siarq /UFRJ)

História da arte e Filologia: edição e estudo de fontes documentais do AH/EBA, Alberto Chillón (Coord. de Memória e Patrimônio da EBA/UFRJ) e Leonardo Marcotulio (LabEFil/UFRJ)

Dia(s): 4 jun 2019

Local: Faculdade de Letras da UFRJ, Auditório E-2
Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, Ilha do Fundão. , Rio de Janeiro, RJ

Período de inscrição: a partir de 22/05/2019
Site: www.museu.eba.ufrj.br