I Seminário Internacional de Investigações sobre Vulnerabilidade dos Desastres Socionaturais

Seminário Internacional de Investigações sobre Vulnerabilidade dos Desastres Socionaturais que se realizará no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, tem por objetivo constituir a Rede Latinoamericana de Metanálise Científico dos Desastres Socionaturais (MECIDES), cuja fundação foi desenvolvida por pesquisadores do Centro de Investigaciones en Vulnerabilidad de los Desastres Socionaturales (CIVDES) da Universidade do Chile, da Universidade da Costa Rica e da Universidade Federal de Santa Catarina.

O objetivo do evento é conhecer os resultados de trabalhos de investigação sobre as causas e características sociais, culturais, econômicas, ambientais, sociológicas e institucionais que constituem a vulnerabilidade de uma sociedade para enfrentar a ocorrência crescente de ameaças naturais tais como terremotos e tsunamis, erupções vulcânicas, deslizamentos e secas. Desta forma, se propõem examinar analítica e criticamente experiências e intervenções realizadas nos países Latinoamericanos em respeito da preparação, educação, gestão, reconstrução e recuperação das populações locais afetadas por desastres naturais, tentando sistematizar os problemas e enfrenta-los, para ser considerado na formulação de políticas públicas.

Dia(s): 20/11/2013 - 22/11/2013
Horário: O dia inteiro