I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA

logo

O evento tem por objetivo principal a discussão das práticas interpretativas em música no âmbito da graduação e da pós-graduação no Brasil. Outros objetivos são a promoção do diálogo interinstitucional e estreitamento de vínculos acadêmicos entre instituições importantes e representativas de diferentes regiões brasileiras – UFRJ/UFBA, o debate sobre as interseções entre programas de pós graduação acadêmicos e profissionais, e divulgação dos produtos resultantes das investigações realizadas nesta área. O evento será realizado na UFRJ e contará com participação de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação não só da UFRJ e UFBA, mas também da UNIRIO, UFMG, UFRGS e USP.
Apoio: FAPERJ – Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro e UFRJ.

PROGRAMAÇÃO

Dia 06 de novembro, quinta-feira, Sala da Congregação e Salão Leopoldo Miguez (EM/UFRJ)

9h30 – Sala da Congregação

10h00 – Sala da Congregação

Mesa-Redonda com: Prof. Dr. André Cardoso (Diretor da EM/UFRJ), Prof. Dr. Marcos Nogueira (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da EM/UFRJ), Prof. Dr. Lucas Robatto (Coordenador do Mestrado Profissional em Música da UFBA), Prof. Dr. Eduardo Lakschevitz (Coordenador do Mestrado Profissional do IVL / UNIRIO), Profa. Dra. Catarina Domenici (Coordenadora do PPGM da UFRGS/Presidente da ABRAPEM), Prof. Dr.Mauricio Freire Garcia (Diretor da Escola de Música da UFMG).

Tema: As Práticas Interpretativas na Universidade Brasileira”

14h00 a 18:00 – Sala da Congregação

Recitais (oito)

Professores convidados e participantes docentes/discentes através de Submissão de Vídeos.

19h00 – Salão Leopoldo Miguez

Concerto de abertura

Orquestra Sinfonica da UFRJ, solistas: Prof. Dr. Lucas Robatto, flauta (UFBA); Prof. Dr. Pedro Robatto, clarineta (UFBA); Prof. Dr. Heinz Schwebel (UFBA), trompete; regente Prof. Dr. José Mauricio do Valle Brandão (UFBA).

Dia 07 de novembro, sexta-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)

8h00

Seminário com: Prof. Dr. Paulo Sá (UFRJ), Prof. Dr. Bartholomeu Wiese (UFRJ).

Participação discente através de submissão de vídeos.

Tema: “Performance dos Instrumentos de Cordas Dedilhadas na Universidade

Brasileira”

10h00

Seminário com: Prof. Dr Mauricio Freire (UFMG).

Participação discente através de submissão de vídeos.

Tema: “Performance dos Instrumentos de Orquestra na Universidade Brasileira”

14h00

Mesa Redonda com: Prof. Dr. Paulo Sá (UFRJ), Prof. Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ), Prof. Dr. Lucas Robatto (UFBA), Prof. Dr. Heinz Schwebel (UFBA) Prof. Dr. Eduardo Monteiro (USP), Prof. Dr. Eduardo Lakschevitz (UNIRIO)

Tema: “As Práticas Interpretativas e o Mestrados Acadêmico e Profissional”

16h00 a 20h00

Recitais/ Conferência (quatro)

Professores convidados e através de Submissão de Resumos

Dia 08 de novembro, sábado, Sala da Congregação (EM/UFRJ)

9h00

Video-Palestra com: Profa. Dra. Danielle Pistone (Université de Paris IV-Sorbonne, Paris, França)

Tema: “A Performance e a Musicologia”

10h00

Seminário com: Prof. Dr. Eduardo Monteiro (USP)

Participação discente através de Submissão de vídeos.

Tema: “Performance Pianística na Universidade Brasileira”.

14h00

Mesa Redonda com: Prof. Dr. Aloysio Fagerlande (UFRJ), Profa. Dra Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ) , Profa. Dra. Diana Santiago (UFBA), Prof. Dr. Mauricio Freire Garcia (UFMG), Profa. Dra. Catarina Domenici (UFRGS), Profa. Dra. Laura Rónai (UNIRIO)

Tema: “Novas propostas de formatação de trabalhos para a linha de Práticas

Interpretativas”